Utilização de ferramentas gerenciais em empreendimentos gastronômicos que utilizam o sistema de refeições a quilo

Ceci Figueiredo de Moura Santiago, Artur Marecos Parreira e Moreira Gonçalves

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a utilização de ferramentas gerenciais no gerenciamento de empreendimentos gastronômicos que utilizam o sistema de refeições a quilo na cidade do Rio de Janeiro no período de janeiro a março de 2015. O estudo incluiu a construção de um questionário especifico que foi aplicado e complementado por entrevista, a gerentes de 12 restaurantes. O questionário incluiu questões sobre a utilização das principais ferramentas gerenciais, importantes para a gestão desses estabelecimentos. Foi possível verificar que a utilização das ferramentas gerenciais acontece genericamente de forma reduzida. Apenas um dos grupos, o restaurante independente, utiliza mais de setenta por cento das ferramentas listadas para a avaliação em questão. Verificou-se, também, que as ferramentas mais utilizadas em todos os restaurantes estão ligadas ao controle das mercadorias no estoque e também ao controle da margem de lucratividade diretamente ligada à produção dos pratos. A partir dos resultados encontrados no presente estudo, são apresentadas sugestões para a gestão de restaurantes com sistema a quilo da cidade do Rio de Janeiro, com a finalidade de reduzir desperdícios na gestão, aumentar a qualidade dos serviços prestados e a lucratividade do empreendimento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4746



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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