Avaliação do nível de competência digital de uma amostra de docentes dos cursos de engenharia em universidades federais brasileiras
Resumo
Durante a pandemia de Covid-19, o ensino superior brasileiro adotou o ensino remoto emergencial, forçando docentes a utilizarem tecnologias digitais. Este estudo avaliou o nível de competência digital dos docentes de engenharia em universidades federais e os impactos da pandemia na aquisição dessas competências. Um questionário on-line, baseado no DigCompEdu, foi aplicado a 189 docentes. Destes, 79,37% relataram a necessidade de utilizar ferramentas digitais para ensinar, e 36,40% se encontram no nível intermediário de competência digital e nenhum docente atingiu o segundo nível avançado. A motivação pessoal foi mais influente na aquisição de competências do que o suporte institucional, destacando a necessidade de políticas de capacitação digital contínua.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 83-94, 2011. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.235. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/235. Acesso em: 15 jan. 2023.
BANATHY, B. Instructional systems. Palo Alto, Califórnia: Fearon Publishers, 1968.
BARRAGÁN SÁNCHEZ, R.; LLORENTE CEJUDO, C.; AGUILAR GAVIRA, S; BENÍTEZ GAVIRA, R. Autopercepção inicial e nível de competência digital de professores universitários. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–24, 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36032. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/rwJQFKYcD6qRMKZ5PH8DCTm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2023.
BOZKURT, A.; SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–5, 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 maio 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 15 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aula em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavirus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 528, de 6 de junho de 2024. Estabelece prazo para criação de novos referenciais de qualidade e marco regulatório para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância e procedimentos, em caráter transitório, para processos regulatórios de instituições de ensino superior e cursos de graduação na modalidade a distância – EaD. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jun. 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-528-de-6-de-junho-de-2024-564275259. Acesso em: 13 mar. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavirus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jun. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 13 mar. 2025.
CABERO-ALMENARA, J.; BARROSO-OSUNA, J.; PALACIOS-RODRÍGUEZ, A. Estudio de la competencia digital docente en ciencias de la slaud: su relación con algunas variables. Educación Médica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 94–98, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2020.11.014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1575181320301959. Acesso em: 13 mar. 2025.
CABERO-ALMENARA, J.; GUTIÉRREZ-CASTILLO, J. J.; PALACIOS-RODRÍGUEZ, A.; BARROSO-OSUNA, J. Development of the teacher digital competence validation of digcompedu check-in questionnaire in the university context of Andalusia (Spain). Sustainability, [S. l.], v. 12, n. 15, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12156094. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/15/6094. Acesso em: 13 mar. 2025.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2023. 2023.
D’ORVILLE, H. COVID-19 causes unprecedented educational disruption: is there a road towards a new normal? Prospects, [S. l.], v. 49, p. 11–15, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09475-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09475-0. Acesso em: 13 mar. 2025.
DIAS-TRINDADE, S.; GOMES FERREIRA, A. Competências digitais docentes: o DigCompEdu checkin como processo de evolução da literacia para a fluência digital. Icono 14, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 162–187, 2020. DOI: 10.7195/ri14.v18i1.1519. Disponível em: https://icono14.net/ojs/index.php/icono14/article/view/1519/1704. Acesso em: 10 nov. 2023.
DIAS-TRINDADE, S.; SANTO, E. E. Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 100-116, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8336. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000200100&script=sci_abstract. Acesso em: 20 jan. 2023.
ELFIRDOUSSI, S.; LACHGAR, M.; KABALLI, H.; ROCHDI, A.; GOUJDAMI, D.; FIRDOUSSI, L. E. Assessing distance learning in higher education during the COVID-19 pandemic. Education Research International, [S. l.], v. 2020, n. 1 p. 1–13, 2020. DOI: https://doi.org/10.1155/2020/8890633. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1155/2020/8890633. Acesso em: 10 nov. 2023.
ENCINAS-MARTÍN, M.; CHERIANI, M. Gender, education and skills: the persistence of gender gaps in education and skills. OECD Skills Studies, [S. l.], 2023. DOI: https://doi.org/10.1787/34680dd5-en. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/gender-education-and-skills_34680dd5-en.html. Acesso em: 10 nov. 2024.
FALLOON, G. From digital literacy to digital competence: the teacher digital competency (TDC) framework. Educational Technology Research and Development, [S. l.], v. 68, n. 5, p. 2449–2472, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-020-09767-4. Disponível em: https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=2896658. Acesso em: 10 nov. 2023.
FARIA, A. A.; SALVADORI, A. A educação a distância e seu movimento histórico no Brasil. Revista das Faculdades Santa Cruz, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 15–22, 2011.
GHOMI, M.; REDECKER, C. Digital Competence of Educators (DigCompEdu): development and evaluation of a self-assessment instrument for teachers’ digital competence. In: CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION, 11., 2019, Creta. Proceedings […]. Creta: CSEDU, 2019. Disponível em: http://www.scitepress.org/DigitalLibrary/Link.aspx?doi=10.5220/0007679005410548. Acesso em: 10 nov. 2023.
GURI-ROSENBLIT, S. E-teaching in higher education: an essential prerequisite for e-learning. Journal of New Approaches in Educational Research, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 93–97, 2018. DOI: 10.7821/naer.2018.7.298. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.7821/naer.2018.7.298. Acesso em: 10 nov. 2023.
IANSITI, M.; RICHARDS, G. Coronavirus is widening the corporate digital divide. Business Models, [S. l.], 26 mar. 2020. Disponível em: https://hbr.org/2020/03/coronavirus-is-widening-the-corporate-digital-divide. Acesso em: 10 nov. 2023.
ILOMÄKI, L.; PAAVOLA, S.; KANTOSALO, A. Digital competence: an emergent boundary concept for policy and educational research. Education and Information Technologies, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 655–679, 2016.
JAKUBOWSKI, M.; GAJDEROWICZ, T.; PATRINOS, H. A. Global learning loss in student achievement: first estimates using comparable reading scores. Economics Letters, Amsterdã, v. 232, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.econlet.2023.111313. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165176523003385. Acesso em: 10 nov. 2023.
KORLAT, S.; KOLLMAYER, M.; HOLZER, J.; LUFTENEGGER, M.; PELIKAN, E. R.; SCHOBER, B.; SPIEL, C. Gender differences in digital learning during COVID-19: competence beliefs, intrinsic value, learning engagement, and perceived teacher Support. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 12, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.637776. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2021.637776/full. Acesso em: 10 nov. 2023.
LOCKWOOD, F.; GOOLEY, A. (ed.). Innovation in open and distance learning. Londres: Routledge, 2012.
LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA Editora, 2018.
MARCELINO, A. C. K. B.; HONORATO, H. G. A arte de ensinar e a pandemia COVID-19: a visão dos professores. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE ANICUNS, 1., 2020, Anicuns. Anais […]. Anicuns: Faculdade de Anicuns, 2020. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/jornadasiei/323962-a-arte-de-ensinar-e-a-pandemia-covid-19--a-visao-dos-professores-/. Acesso em: 10 nov. 2023.
OECD. The OECD Program Definition and Selection of Competencies (2005). Disponível em: http://www.oecd.org/dataoecd/47/61/35070367.pdf. Acesso em: 1 nov. 2022.
OLO, D. P.; CORREIA, L.; REGO, M. C. The main challenges of higher education institutions in the 21st century. In: DANIEL, A. D.; TEIXEIRA, A. A. C.; PRETO, M. T. (ed.). Examining the role of entrepreneurial universities in regional development. Hershey: IGI Global Scientific Publishing, 2020. p. 1–23. DOI: 10.4018/978-1-7998-0174-0.ch001. Disponível em: https://www.igi-global.com/gateway/chapter/238500. Acesso em: 1 nov. 2022.
PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da educação online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! Horizontes, Porto Alegre, 23 maio 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online. Acesso em: 20 jan. 2023.
PUNIE, Y. (ed.). European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2017.
PUNIE, Y.; BRECKO, B. N. (ed.). DIGCOMP: a framework for developing and understanding digital competence in Europe. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2013.
REDECKER, C. DigCompEdu check-in: english version.
REDECKER, C.; KAMPYLIS, P.; BACIGALUPO, M.; PUNIE, Y. (ed.). Digital education policies in europe and beyond: key design principles for more effective policies. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2017.
SANTOS, H. M. R. Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1–17, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15805. Acesso em: 20 jan. 2023.
SILVA, J. A. R.; BERNARDO JÚNIOR, R.; OLIVEIRA, F. B. Abandono e conclusão de alunos inscritos em cursos mooc. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 20., 2014, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ABED, 2014.
WANG, L.; YU, Z. Gender-moderated effects of academic self-concept on achievement, motivation, performance, and self-efficacy: a systematic review. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 14, 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1136141. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1136141/full. Acesso em: 30 jan. 2025.
WILLIAMSON, B.; EYNON, R.; POTTER, J. Pandemic politics, pedagogies and practices: digital technologies and distance education during the coronavirus emergency. Learning, Media and Technology, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 107–114, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2020.1761641. Acesso em: 20 jan. 2023.
YU, Z.; DENG, X. A meta-analysis of gender differences in e-learners’ self-efficacy, satisfaction, motivation, attitude, and performance across the world. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 13, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.897327. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2022.897327/full. Acesso em: 20 jan. 2023.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i53.4734
Direitos autorais 2025 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.