Avaliação do nível de competência digital de uma amostra de docentes dos cursos de engenharia em universidades federais brasileiras

Vitor Silva Abreu, Clarisse Olivieri de Lima, Glauco da Silva Aguiar, Sidney Luiz de Matos Mello

Resumo


Durante a pandemia de Covid-19, o ensino superior brasileiro adotou o ensino remoto emergencial, forçando docentes a utilizarem tecnologias digitais. Este estudo avaliou o nível de competência digital dos docentes de engenharia em universidades federais e os impactos da pandemia na aquisição dessas competências. Um questionário on-line, baseado no DigCompEdu, foi aplicado a 189 docentes. Destes, 79,37% relataram a necessidade de utilizar ferramentas digitais para ensinar, e 36,40% se encontram no nível intermediário de competência digital e nenhum docente atingiu o segundo nível avançado. A motivação pessoal foi mais influente na aquisição de competências do que o suporte institucional, destacando a necessidade de políticas de capacitação digital contínua.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 83-94, 2011. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.235. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/235. Acesso em: 15 jan. 2023.

BANATHY, B. Instructional systems. Palo Alto, Califórnia: Fearon Publishers, 1968.

BARRAGÁN SÁNCHEZ, R.; LLORENTE CEJUDO, C.; AGUILAR GAVIRA, S; BENÍTEZ GAVIRA, R. Autopercepção inicial e nível de competência digital de professores universitários. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–24, 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.36032. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/rwJQFKYcD6qRMKZ5PH8DCTm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2023.

BOZKURT, A.; SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–5, 2020.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 maio 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 15 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aula em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavirus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 10 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 528, de 6 de junho de 2024. Estabelece prazo para criação de novos referenciais de qualidade e marco regulatório para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância e procedimentos, em caráter transitório, para processos regulatórios de instituições de ensino superior e cursos de graduação na modalidade a distância – EaD. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jun. 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-528-de-6-de-junho-de-2024-564275259. Acesso em: 13 mar. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavirus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jun. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 13 mar. 2025.

CABERO-ALMENARA, J.; BARROSO-OSUNA, J.; PALACIOS-RODRÍGUEZ, A. Estudio de la competencia digital docente en ciencias de la slaud: su relación con algunas variables. Educación Médica, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 94–98, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2020.11.014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1575181320301959. Acesso em: 13 mar. 2025.

CABERO-ALMENARA, J.; GUTIÉRREZ-CASTILLO, J. J.; PALACIOS-RODRÍGUEZ, A.; BARROSO-OSUNA, J. Development of the teacher digital competence validation of digcompedu check-in questionnaire in the university context of Andalusia (Spain). Sustainability, [S. l.], v. 12, n. 15, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12156094. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/15/6094. Acesso em: 13 mar. 2025.

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2023. 2023.

D’ORVILLE, H. COVID-19 causes unprecedented educational disruption: is there a road towards a new normal? Prospects, [S. l.], v. 49, p. 11–15, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09475-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-020-09475-0. Acesso em: 13 mar. 2025.

DIAS-TRINDADE, S.; GOMES FERREIRA, A. Competências digitais docentes: o DigCompEdu checkin como processo de evolução da literacia para a fluência digital. Icono 14, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 162–187, 2020. DOI: 10.7195/ri14.v18i1.1519. Disponível em: https://icono14.net/ojs/index.php/icono14/article/view/1519/1704. Acesso em: 10 nov. 2023.

DIAS-TRINDADE, S.; SANTO, E. E. Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 100-116, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8336. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000200100&script=sci_abstract. Acesso em: 20 jan. 2023.

ELFIRDOUSSI, S.; LACHGAR, M.; KABALLI, H.; ROCHDI, A.; GOUJDAMI, D.; FIRDOUSSI, L. E. Assessing distance learning in higher education during the COVID-19 pandemic. Education Research International, [S. l.], v. 2020, n. 1 p. 1–13, 2020. DOI: https://doi.org/10.1155/2020/8890633. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1155/2020/8890633. Acesso em: 10 nov. 2023.

ENCINAS-MARTÍN, M.; CHERIANI, M. Gender, education and skills: the persistence of gender gaps in education and skills. OECD Skills Studies, [S. l.], 2023. DOI: https://doi.org/10.1787/34680dd5-en. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/gender-education-and-skills_34680dd5-en.html. Acesso em: 10 nov. 2024.

FALLOON, G. From digital literacy to digital competence: the teacher digital competency (TDC) framework. Educational Technology Research and Development, [S. l.], v. 68, n. 5, p. 2449–2472, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-020-09767-4. Disponível em: https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=2896658. Acesso em: 10 nov. 2023.

FARIA, A. A.; SALVADORI, A. A educação a distância e seu movimento histórico no Brasil. Revista das Faculdades Santa Cruz, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 15–22, 2011.

GHOMI, M.; REDECKER, C. Digital Competence of Educators (DigCompEdu): development and evaluation of a self-assessment instrument for teachers’ digital competence. In: CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION, 11., 2019, Creta. Proceedings […]. Creta: CSEDU, 2019. Disponível em: http://www.scitepress.org/DigitalLibrary/Link.aspx?doi=10.5220/0007679005410548. Acesso em: 10 nov. 2023.

GURI-ROSENBLIT, S. E-teaching in higher education: an essential prerequisite for e-learning. Journal of New Approaches in Educational Research, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 93–97, 2018. DOI: 10.7821/naer.2018.7.298. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.7821/naer.2018.7.298. Acesso em: 10 nov. 2023.

IANSITI, M.; RICHARDS, G. Coronavirus is widening the corporate digital divide. Business Models, [S. l.], 26 mar. 2020. Disponível em: https://hbr.org/2020/03/coronavirus-is-widening-the-corporate-digital-divide. Acesso em: 10 nov. 2023.

ILOMÄKI, L.; PAAVOLA, S.; KANTOSALO, A. Digital competence: an emergent boundary concept for policy and educational research. Education and Information Technologies, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 655–679, 2016.

JAKUBOWSKI, M.; GAJDEROWICZ, T.; PATRINOS, H. A. Global learning loss in student achievement: first estimates using comparable reading scores. Economics Letters, Amsterdã, v. 232, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.econlet.2023.111313. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165176523003385. Acesso em: 10 nov. 2023.

KORLAT, S.; KOLLMAYER, M.; HOLZER, J.; LUFTENEGGER, M.; PELIKAN, E. R.; SCHOBER, B.; SPIEL, C. Gender differences in digital learning during COVID-19: competence beliefs, intrinsic value, learning engagement, and perceived teacher Support. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 12, 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.637776. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2021.637776/full. Acesso em: 10 nov. 2023.

LOCKWOOD, F.; GOOLEY, A. (ed.). Innovation in open and distance learning. Londres: Routledge, 2012.

LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA Editora, 2018.

MARCELINO, A. C. K. B.; HONORATO, H. G. A arte de ensinar e a pandemia COVID-19: a visão dos professores. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE ANICUNS, 1., 2020, Anicuns. Anais […]. Anicuns: Faculdade de Anicuns, 2020. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/jornadasiei/323962-a-arte-de-ensinar-e-a-pandemia-covid-19--a-visao-dos-professores-/. Acesso em: 10 nov. 2023.

OECD. The OECD Program Definition and Selection of Competencies (2005). Disponível em: http://www.oecd.org/dataoecd/47/61/35070367.pdf. Acesso em: 1 nov. 2022.

OLO, D. P.; CORREIA, L.; REGO, M. C. The main challenges of higher education institutions in the 21st century. In: DANIEL, A. D.; TEIXEIRA, A. A. C.; PRETO, M. T. (ed.). Examining the role of entrepreneurial universities in regional development. Hershey: IGI Global Scientific Publishing, 2020. p. 1–23. DOI: 10.4018/978-1-7998-0174-0.ch001. Disponível em: https://www.igi-global.com/gateway/chapter/238500. Acesso em: 1 nov. 2022.

PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da educação online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! Horizontes, Porto Alegre, 23 maio 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online. Acesso em: 20 jan. 2023.

PUNIE, Y. (ed.). European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2017.

PUNIE, Y.; BRECKO, B. N. (ed.). DIGCOMP: a framework for developing and understanding digital competence in Europe. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2013.

REDECKER, C. DigCompEdu check-in: english version.

REDECKER, C.; KAMPYLIS, P.; BACIGALUPO, M.; PUNIE, Y. (ed.). Digital education policies in europe and beyond: key design principles for more effective policies. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2017.

SANTOS, H. M. R. Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1–17, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15805. Acesso em: 20 jan. 2023.

SILVA, J. A. R.; BERNARDO JÚNIOR, R.; OLIVEIRA, F. B. Abandono e conclusão de alunos inscritos em cursos mooc. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 20., 2014, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ABED, 2014.

WANG, L.; YU, Z. Gender-moderated effects of academic self-concept on achievement, motivation, performance, and self-efficacy: a systematic review. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 14, 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1136141. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1136141/full. Acesso em: 30 jan. 2025.

WILLIAMSON, B.; EYNON, R.; POTTER, J. Pandemic politics, pedagogies and practices: digital technologies and distance education during the coronavirus emergency. Learning, Media and Technology, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 107–114, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2020.1761641. Acesso em: 20 jan. 2023.

YU, Z.; DENG, X. A meta-analysis of gender differences in e-learners’ self-efficacy, satisfaction, motivation, attitude, and performance across the world. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 13, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.897327. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2022.897327/full. Acesso em: 20 jan. 2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i53.4734



Direitos autorais 2025 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.