20 ANOS DE ENADE NO BRASIL: atravessamentos da agenda neoliberal na avaliação da Educação Superior
Resumo
Este artigo investiga se o ENADE cumpre seus propósitos no contexto do desmonte do ensino superior público, considerando as tendências neoliberais do país. Utilizando uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, o estudo baseia-se na bibliografia de diversos autores e na análise de documentos como o Plano Nacional de Educação (2014-2024), o Censo da Educação Superior e o documento norteador do SINAES. Os resultados indicam que os critérios de avaliação do ensino superior refletem a realidade histórica, econômica e social do país, revelando elitismo e exclusão. Reconhecer os avanços e retrocessos desse sistema é essencial para considerar outras possibilidades de avaliação, possivelmente sob uma perspectiva qualitativa. Cabe perceber as tendências desse cenário para pensar em estudos posteriores, assim como em outras formas de avaliar o ensino superior.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v16i53.4716
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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