Avaliação do Projeto Apostando no Futuro: impactos e mérito
Resumo
Esta dissertação trata de um processo de avaliação do Projeto Social Apostando no Futuro, implantado no ano de 2003, pela Fundação Cesgranrio, no bairro do Rio Comprido, cidade do Rio de Janeiro, em quatro comunidades de população de baixa renda. A avaliação proposta se caracterizou como uma avaliação de mérito e impacto e visou verificar se as ações e atividades implementadas no projeto estavam efetivamente melhorando a qualidade de vidas das pessoas que ali residiam, objetivo do próprio projeto. As questões avaliativas formuladas a respeito do objeto estudado foram focadas no objetivo principal, e se propuseram a verificar o valor e o impacto do Projeto Apostando no Futuro para todos os envolvidos nesse empreendimento. Os resultados levaram a concluir que o projeto tem contribuído significativamente para melhoria da qualidade de vida dos moradores nas comunidades Paula Ramos, Escadaria, André Rebouças e Vila Santa Alexandrina. Além disso, demonstram que os programas implantados caminham para sua autosustentabilidade, devolvendo motivação, valores, esperança e autoconfiança aos moradores.
Texto completo:
PDFReferências
ALVAREZ, Regina. Governo não fiscaliza 38 mil convênios: mais de R$ 13 bi sem fiscalização. O Globo, Rio de Janeiro, p. 3, 10 jun. 2008.
BANCO Mundial cria nova linha internacional da pobreza. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 2008. Economia. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2008.
FUNDAÇÃO CESGRANRIO. Projeto de Capacitação de Recursos e Fortalecimento Institucional das Entidades Integrantes do Programa de Atenção a Crianças e Jovens em Circunstâncias Especialmente Difíceis 1993/1995. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em . Acesso em: 21 jul. 2009.
GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Fourth generation evaluation. London: Sage Publications, 1989.
IPEA. A iniciativa privada e o espírito público: a evolução da ação social das empresas privadas no Brasil. Brasília, DF, 2006. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2009.
JOINT COMMITTEE ON STANDARDS FOR EDUCATIONAL EVALUATION. The Program Evaluation Standards. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.
MARINO, Eduardo. Diretrizes para avaliação de projetos e programas de investimento social privado. 2003. 197 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2009.
PATTON, Michael Quinn. Utilization-focused evaluation: the new century text. 3. ed. Thousand Oaks, Calif.: Sage Publications, 1997.
PATTON, Michael Quinn; PATRIZI, Patricia. Teaching evaluation using the case method. San Francisco, 2005. (New Directions for Evaluation; n.105).
PENNA FIRME, Thereza. Avaliação: tendências e tendenciosidades. Ensaio: avaliação e políticas públicas da educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 5-12, 1994.
PENNA FIRME, Thereza. Avanços da avaliação no século XXI. Rio de Janeiro, 2008. Palestra proferida na Fundação Cesgranrio. Mimeografado.
PENNA FIRME, Thereza; TIJIBOY, Juan Antonio; STONE, Vathsala Iyengar. Avaliação de programas sociais: como enfocar e como por em prática. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2007.
PORTAL da Sustentabilidade. [S.l.], 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2009.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Concepção do Projeto Apostando no Futuro. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2004a.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Relatório final da análise situacional. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2003.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Relatório referente à 1ª checklist. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2004b.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Relatório referente às entrevistas com os parceiros e membros das comunidades do Projeto Apostando no Futuro, Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2005a.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Relatório referente às medidas não obstaculizantes. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2005b.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Relatório referente aos grupos focais realizados com parceiros e membros das comunidades. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2006a.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Relatório de grupos focais com crianças e jovens. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2006b.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Relatório referente à comparação sobre a 1ª. e a 2ª. checklist. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2006c.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Informe parcial de avaliação. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2007a.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Comparação entre o estágio inicial (2003) e o atual (2007). Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2007b.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Relatório Referente à 3ª. Checklist. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2008a.
PROJETO APOSTANDO NO FUTURO. Testemunhos livres de integrantes do Projeto. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, Equipe de Avaliação, 2008b.
SCHWARTZMAN, Simon. Funções e avaliação do ensino superior. Brasília, DF.1989. Documento de trabalho do Núcleo de Pesquisas Sobre Ensino Superior (NUPES).
SCRIVEN, Michael. Evaluation thesaurus. 4. ed. Newburry Park, Calif.: Sage Publications, 1991.
SORDI, Mara R.L. A Avaliação como promotora da qualidade social nos cursos da área de saúde: das palavras aos atos. Avaliação: revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, SP, v.11, n. 2, 2006.
TIJIBOY, Juan Antonio. Avaliação dialética responsiva: uma alternativa para mudanças na educação municipal. Ensaio: avaliação de políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, jan./mar.1995.
TOMANARI, Silvia Assumpção do Amaral. Organizando-se para o Mestrado: um "guia" de técnicas de organização para coleta de dados, leitura e escrita baseadas na experiência pessoal e característica da pesquisa qualitativa. Administração on Line, São Paulo, v. 1, n. 3, 2000.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edusp: Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4709
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.
Revista Meta: Avaliação