PROFA em questão: avaliação de uma experiência

Soraya Regina Alves Pacheco, Thereza Penna Firme

Resumo


O presente estudo teve por finalidade avaliar o Programa de Formação de Alfabetizadores (PROFA), formulado pela Secretaria de Ensino Fundamental do Ministério da Educação e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores que concluíram o PROFA e seus orientadores, a partir da implementação do programa em 2002 no referido município, participaram do processo avaliativo, respondendo a questionários autoaplicáveis. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, sendo um para professores e outro para orientadores, além de uma lista de verificação para análise dos portfólios elaborados pelos professores durante a capacitação. O resultado da avaliação mostrou, na perspectiva de professores e orientadores, que o programa é importante na formação continuada do professor de EJA, apresentando elevado/médio nível de capacitação. O PROFA possibilitou aos professores a aquisição de conhecimento através dos objetivos propostos. Recomenda-se, essencialmente, que os professores capacitados pelo PROFA tenham acompanhamento em sua prática profissional junto a seus alunos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4707



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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