Avaliação do Projeto Universidade das Quebradas: o olhar dos quebradeiros

Rogério Corrêa Braga, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

Resumo


O estudo teve como objetivo avaliar o projeto de extensão Universidade das Quebradas, criado e desenvolvido pelo Programa Avançado de Ciência e Cultura – PACC, que faz parte do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O projeto busca tornar possível a troca de saberes entre a universidade e os “quebradeiros”, assim chamados os alunos do projeto. Este estudo teve como objetivo descobrir a visão dos alunos sobre o curso de extensão Universidade das Quebradas e saber até que ponto o curso tem provocado mudanças na vida profissional dos alunos. Para responder essas duas questões avaliativas foram adotados por esta avaliação recursos metodológicos como o roteiro de observação, entrevista e questionário. A partir das observações realizadas no ambiente do curso foi possível conseguir os dados e as informações que permitiram a construção do quadro de categorias e indicadores bem como a produção do questionário que se tornou o principal instrumento usado para coletar informações junto aos participantes. Esse instrumento foi validado por um especialista da Fundação Cesgranrio e logo após foi testado, pelos alunos do projeto. Depois de pequenas modificações foi aplicado nas três turmas do curso e como resultado além de fornecer informações úteis para esta avaliação, ele respondeu de forma satisfatória as questões avaliativas. O curso desde o seu início, em 2010, busca o aperfeiçoamento didático/pedagógico e tem conseguido uma melhoria contínua, ao agregar com sucesso novos conteúdos e novos formatos ao projeto. Apesar ter sido bem avaliado, foram encontrados nos resultados de sua avaliação pontos fortes e fracos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4704



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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