Avaliação de um programa reformulado de História para a educação de jovens e adultos

Paulo Mauricio Pimenta Pereira Leite, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve por finalidade avaliar o programa reformulado de História, que foi implantado no CIEP 100, na modalidade da educação de jovens e adultos para o nível médio, por meio de resultados atingidos. Os alunos que cursaram a
3ª Fase, no segundo semestre de 2008, realizaram o processo avaliativo de maneira simples, participando das aulas e realizando as atividades dentro do prazo estabelecido pelo próprio calendário oficial do colégio. Os instrumentos utilizados foram duas provas bimestrais com questões do ENEM e do ENCCEJA, além de um questionário aplicado em dois momentos distintos, diagnóstico e no final da disciplina. O resultado da avaliação levou a concluir que o programa possibilita, aos alunos, a aquisição de conhecimento através dos objetivos propostos. Então, tem-se em mãos um programa de História testado, avaliado e validado que pode ser adotado pela Secretaria de Estado de Educação e por professores de História, como uma opção para a modalidade da EJA de ensino médio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4702



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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