Avaliação do Núcleo de Serviço Social da Guarnição do Galeão do Comando da Aeronáutica

Mariza Maria de Freitas Guimarães, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar o atendimento dado pelo Núcleo de Serviço Social (Nuseso) da Guarnição do Galeão do Comando da Aeronáutica (Comaer). O Nuseso-GL começou a funcionar em janeiro de 2011 onde foram implantadas todas as rotinas e procedimentos para o atendimento ao usuário do serviço social. O estudo adotou uma abordagem centrada nos consumidores, nesse caso os usuários. Para avaliar a qualidade do núcleo, foram adotados como critérios a eficiência e a eficácia na unificação e ampliação do atendimento na área social, bem como no desenvolvimento das atividades previstas nos Programas de Ações Sociais Integradas do Comaer. Foram utilizados dois questionários, sendo um dirigido a 70 usuários e outro, autoaplicável, às seis assistentes sociais que compõem o Nuseso-GL. A aplicação dos instrumentos ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2011. Os resultados do estudo levaram a concluir que o Nuseso da Guarnição do Galeão vem alcançando seus objetivos, com relação aos indicadores das categorias de eficácia e eficiência. O atendimento social é eficaz, ou seja, corresponde às necessidades e às expectativas dos usuários na operacionalização dos programas, projetos e benefícios sociais. É também eficiente, pois alcança um quantitativo maior do efetivo com rapidez e funcionalidade. Os usuários e as assistentes sociais do núcleo consideram que a unificação através dos Nuseso possibilitou a ampliação do atendimento e um maior acesso dos usuários às ações sociais do Comaer. A autora recomenda que o Nuseso-GL possa se constituir efetivamente um serviço social pautado na integração e interrelação de outros saberes profissionais, pressupondo um atendimento multidisciplinar, incluindo profissionais de Psicologia e Direito.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição Da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

______. Lei nº. 8.662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1993a. Disponível em: . Acesso em: 21 de mar. 2012.

______. Lei nº. 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1993b. Disponível em: . Acesso em: 21 de mar. 2012.

______. Ministério da Aeronáutica. Portaria nº. 93/GM3, de 24 de Janeiro de 1985. Institui o sistema de Assistência Social do Ministério da Aeronáutica. 1985. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 jan. 1985. Disponível em: < http://www.jusbrasil.com.br/diarios/3176755/dou-secao-1-28-01-1985-pg-10>. Acesso em: 20 de mar. 2012.

______. Ministério da Defesa. Portaria nº. 881/MD, de 26 de maio de 2010. Aprova as diretrizes para o desenvolvimento dos programas da Política de Assistência Social das Forças Armadas. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 100, 27 maio 2010. Seção 1. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2012.

______. Ministério da Defesa. Portaria nº. 1.121/GC6, de 28 nov. 2006. Reformula o Sistema de Assistência Social do Ministério da Aeronáutica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 nov. 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2012.

COMANDO DA AERONÁUTICA (Brasil). Instrução do Comando da Aeronáutica nº. 161-12, de 01 de setembro de 1993. Reformula os conceitos e a atuação do profissional de Serviço Social com ênfase nas esferas preventivas, promocionais e educacionais. Brasília, DF: COMAER, 1993. Mimeografado.

______. Instrução do Comando da Aeronáutica nº. 161-1, de 15 de dezembro de 2008. Estabelece as normas e os procedimentos relacionados ã gestão dos Recursos da Assistência Social do COMAER. Brasília, DF: COMAER, 2008a. Mimeografado.

_____. Instrução do Comando da Aeronáutica nº. 163-1, de 19 de janeiro de 2011. Aprova a reedição da ICA 163-1, que estabelece as Instruções Reguladoras das Ações Sociais do Comando da Aeronáutica. Brasília, DF: COMAER, 2011. Mimeografado.

COMANDO DA AERONÁUTICA (Brasil). Portaria da DIRINT nº. 22 de 22 de março de 2007. Designa grupo de trabalho para estudar uma proposta de criação e implantação de postos regionais de Serviço Social, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Brasília, DF, 2007. Mimeografado.

______. Portaria nº. 798/GC3, de 29 de outubro de 2008. Dispõe sobre a Criação e Implantação dos Núcleos de Assistência Social (NUSESO) no âmbito do Comando da Aeronáutica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 out. 2008b. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2012.

______. Portaria nº. 1.127/GC3, de 7 de dezembro de 2009. Dispõe sobre a criação e implantação dos Núcleos de Serviço Social no âmbito do Comando da Aeronáutica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2012.

______. Estrutura organizacional do Nuseso-GL. Regimento interno da prefeitura de aeronáutica do galeão. Rio de Janeiro: 2012a.

______. Localização da ampliação dos Núcleos de Serviço Social. Regimento interno da prefeitura de aeronáutica do galeão. Rio de Janeiro: 2010a.

______. Núcleos de Serviço Social. Regimento interno da prefeitura de aeronáutica do galeão. Rio de Janeiro: 2010b.

______. Subdiretoria de Encargos Especiais. Realizações no período de 1996 – 2008. Rio de janeiro, [2011?].

______. Subdiretoria de Encargos Especiais. Roteiro de Inspeção Sistêmica. Rio de Janeiro: 2012b.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (Brasil). Resolução nº. 273, de 13 de março de 1993. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 mar. 1993. Disponível em: . Acesso em: 21 de mar. 2012.

ELLIOT, Ligia Gomes. Aspectos do planejamento de avaliações. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2010. Apostila.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço social: o Serviço Social na cena contemporânea. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (Brasil); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Serviço social: direitos sociais e competências profissionais Brasília, DF, 2009. p. 16- 50.

OLIVEIRA, Ana Lúcia Santos de. Comando da Aeronáutica: avaliação de projetos sociais da DIRINT/SDEE. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Avaliação, Fundação Cesgranrio, Rio de janeiro, 2011.

PENNA FIRME, Thereza.; TIJIBOY, Juan Antonio; STONE, Vathsala. Avaliação de programas sociais: como enfocar e como por em prática. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2007.

PAULO NETTO, José. A construção do projeto Ético-Político do Serviço Social. In: TEIXEIRA, Marlene et al (Org.). Serviço Social e saúde formação e trabalho profissional. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

REVISTA da Subdiretoria de Encargos Especiais. Rio de Janeiro: Dirint, Subdiretoria de Encargos Especiais, n. 1, mar. 2010.

SILVA, Maria Ozarina da Silva. Avaliação de políticas e programas sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras Editora, 2001.

TANAKA, Oswaldo Yoshimi; MELO, Cristina. Avaliação de programas de saúde do adolescente: um modo de fazer. São Paulo: Edusp, 2001.

ZACARON, Sabrina da Silva. O Serviço Social no Comando da Aeronáutica: decifrando este espaço sócio-ocupacional. 2011. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4700



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.