Avaliação do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação PEC-G: o olhar dos alunos da UNIRIO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AFRICANOS EM FORTALEZA: intercâmbio cultural. [S. l.], out. 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2015.
ALTBACH, Philip; REISBERG, Liz; RUMBLEY, Laura.Trasla pista de una revolución académica: Informe sobre las tendências actuales. In: CONFERENCIA MUNDIAL SOBRE LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 2009, Paris. Resumos... Paris: UNESCO, 2009. p.2-21.
AMARAL, Joana de Barros. Atravessando o atlântico: o programa estudante convênio de graduação e a cooperação educacional brasileira. 89 f. 2013. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
ANDRADE, Ana Maria Jung de; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Adaptação à Universidade de Estudantes Internacionais: um estudo com alunos de um programa de convênio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 33-44, jun. 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2015.
BARTELL, Marvin. Internationalization of universities: a university culture-based framework. Higher Education: Manitoba, 2003.
BRASIL. Decreto nº 4.875, de 11 de novembro de 2003. Institui o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 12 nov. 2003. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2015.
______. Decreto nº 7.948, de 12 de março de 2013. Dispõe sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 13 mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2015.
______. Decreto nº 55.613, de 20 de janeiro de 1965. Torna obrigatório o registro de estudantes estrangeiros beneficiários de Convênios Culturais (estudantesconvênios) e dá outras providências. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 20 jan. 1965. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2015.
______. Ministério da Educação. Portaria nº 745, de 5 de junho 2012. Estabelece diretrizes para execução do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES). [Diário Oficial da União], 6 jun. 2012, Seção 1, p. 41-42. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2015.
______. Ministério da Educação. Manual do examinando: certificação de proficiência em língua Portuguesa para estrangeiros. Brasília, DF, 2015. 23 p. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2015.
_______. Ministério da Educação. PEC-G: Comemoração dos 50 anos do Programa. In: PEC-G ENCONTRO NACIONAL, 2014, Brasília, DF. Anais eletrônicos... Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2016.
CASTRO, Alda Araújo; CABRAL NETO, Antônio. O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação, Lisboa. v. 21, n. 21, p. 69-96, 2012.
DALMOLIN, Indiara Sartori et al. Intercâmbio acadêmico cultural internacional: uma experiência de crescimento pessoal e científico. Rev. bras. Enferm, Brasília, v. 66, n. 3, maio/jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2015.
DESIDÉRIO, Edilma de J. Migração internacional com fins de estudo: o caso dos africanos do Programa Estudante: convênio de Graduação em três universidades públicas no Rio de Janeiro. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais) – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Rio de Janeiro, 2006.
ENCONTRO SOCIOCULTURAL E POLITICO PARA COMEMORAÇÃO DOS DIAS DE ÁFRICA 25 DE MAIO, 3., 2014, Rio de Janeiro. Questões de África: uma herança e seus reflexos na política social contemporânea... Rio de Janeiro: UFRJ, 2014.
FÁVERO, Neide; SCATENA, Maria Cecília Moraes; VENDRÚSCULO, Dulce Maria Silva. Cooperação técnica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na formação de profissionais de enfermagem para república popular de Angola. Rev. Latino Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, p. 215- 223, jul. 1996. Disponível em:. Acesso em: 19 jul. 2015.
FRANÇA, Carolina Lopes; ANTOCHEVIS, Ana Furlong; SOUZA, Roberto Domingues. Intermult: integração multicultural. Rio Grande: Ed. FURG, [2009?].
FREIRE JUNIOR, José Celso. Internacionalização de instituições de ensino superior no Brasil. Unan-Unesp, São Paulo, nov. 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2015.
GARCIA, Agnaldo; GOES, Dominique Costa. Amizades de estudantes africanos residindo no Brasil. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 138-153, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2015.
GONÇALVES, Sandra Marisa Martins Ramos. A política educativa de envio de estudantes para instituições de ensino externas como estratégia de desenvolvimento: o caso AFRICANO. 2004. 157 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional) -Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2004.
GUSMÃO, Neusa M. M. de. África e Brasil no mundo acadêmico: diálogos cruzados. Colóquio Saber e Poder, Campinas, out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2015.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. “Na terra do outro”: presença e invisibilidade de estudantes africanos no Brasil hoje. Dimensões, São Paulo, v. 26, p. 191-204, 2011.
INGLEZ, Elisângela Ferreira; INGLEZ, João Marcio. Políticas públicas educacionais: uma análise do intercâmbio dos alunos da UEPG no período de 2003 a 2011. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PESQUISA E GESTÃO, 4., 2012, Paraná. Artigos Apresentados... Paraná: ISAPG, 2012.
INTERSECÇÕES: relatos do programa PEC-G.Youtube,2013. (20 min. 50 seg.). Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2014.
KNIGHT, Jane. Universidades apostam na internacionalização. Jornal Extra Classe. [São Paulo], ano 19, n.185,1 jul. 2014. [Entrevista concedida à Grazieli Gotardo]. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2015.
LAUS, Sonia Pereira. A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. 319 f. Tese (Doutorado em Administração) -Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
LOPES, Plácida. Estrangeiros na UnB. Youtube, 2011. (11 min. 52 seg.). Disponível em:. Acesso em: 10 jul. 2015.
MAZZA, Débora. Intercâmbios acadêmicos Internacionais: bolsas Capes, CNPq e FAPESP. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, p.521-547, maio/ago. 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Acesso à informação. Brasília, DF, 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2015.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. (Brasil). Programa de estudantesconvênio de graduação – PEC-G: manual do estudante convênio. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015.
______. (Brasil). Processo Seletivo PEC-G 2016. Programa de estudante-convênio de graduação - PEC-G: edição 2016. Brasília, DF, 2015b. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2015.
MORIGUCH, Stella Naom; RODRIGUES, Veridiana Sefrin Novaes. Valores pessoais do estudante estrangeiro: aumentando a participação e a visibilidade do Brasil no cenário mundial. Franca: IFBAE, 2011. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2015.
MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: Conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2015.
PEDROSA, Renato H. L. O que leva ao sucesso na educação superior?.Revista Ensino Superior Unicamp, São Paulo, maio, 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 ago. 2015.
PEIXOTO, Maria Denise Santos, Mobilidade acadêmica internacional: um estudo sociológico a partir da experiência da Universidade Federal de Uberlândia. In: CONGRESSO LUSO AFRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 11., 2011, Salvador. Diversidade e (Des) Igualdades... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2011.
RODRIGUES, Veridiana Sefrin Novaes. Valores pessoais do estudante estrangeiro no Brasil: estudo com os alunos do PEC-G. 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração) –Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2015.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Observação. In: ELLIOT, Ligia Gomes (Org.) Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
SILVA, Kelly; MORAIS, Sara Santos. Tendências e tensões de sociabilidade de estudantes dos Palop em duas universidades brasileiras. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n.1, p. 163-182, abr. 2012. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2015.
SPELLER, Paulo. Duplicamos o acesso às universidades. Jornal Tribuna do Norte. Entrevista concedida à Nadjara Martins, 2007. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2015.
SOUSA, Isabela Cabral Félix de. A educação intercultural na escola e o reconhecimento do outro diferente. Revista Académica evaluada por pares. Espanha, v. 12, n. 59, out. 2004. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.
STALLIVIERI, Luciane. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2001.
STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e Universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.
TOLENTINO, André Corsino. Universidade de Cabo Verde por um Plano de Acção. In: TOLENTINO, André Corsino (Org.). África-Europa: cooperação académica. Lisboa: Fundação Friedrich Ebert, [2008]. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2016.
UNIRIO. Coordenação de relações internacionais: mobilidade internacional. Rio de Janeiro, [2015]. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2015.
UNIRIO. Coordenação de Relações Internacionais. Resolução nº 3.538, de 08 de dezembro de 2010. Dispõe sobre as normas para mobilidade acadêmica internacional em nível de graduação entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e as Instituições de Ensino Superior Conveniadas Estrangeiras - IESCE. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2015.
UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD. Edital de bolsa do projeto Milton santos de acesso ao Ensino superior – PROMISAES. Rio de Janeiro, 2014a. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.
UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD. Programa de Estudantes Convênio de Graduação - PECG. Rio de Janeiro, 2014b. Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2015.
UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pró-Reitoria de Planejamento. PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional: 2012-2016. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2011.
UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Resolução nº 4.452, de 16 de dezembro de 2014. Dispões de bolsas de desenvolvimento acadêmico e assistência estudantil, a saber: monitoria; inscrição científica; extensão; iniciação artística e cultural; incentivo acadêmico; alimentação; auxílio moradia; programa de educação tutorial; programa de tutoria especial da UNIRIO; tutoria especial para Graduação; programa território e trabalho; Programa de acompanhamento de discente de graduações e programa de mobilidade acadêmica regional em cursos acreditados. Rio de Janeiro, 2014.
VALENTINA, Doris Helena Della et al. Atenção integral a alunos do programa PECG na PUCRS. In: CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 2., 2012, Rio Grande do Sul. Trabalhos Completos... Rio Grande do Sul: PUCRS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2015.
YAMANAKA, Juliana HarumiChinatti. Experiências, crenças e identidades na aprendizagem de PL2. 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James L.; FITZPATRICK, Jody R. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
ANOS DE PEC-G: prazer em conhecer. Youtube, Rio de Janeiro, 2013. (4 min. 16 seg.), Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4699
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.