Avaliação do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação PEC-G: o olhar dos alunos da UNIRIO

Maria Lucia de Oliveira Dias, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

Resumo


O fenômeno da internacionalização do ensino superior tem se colocado como uma das vocações das universidades. No Brasil, uma forma de se realizar essa internacionalização é a presença de estudantes estrangeiros nas instituições universitárias por meio da mobilidade acadêmica promovida pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação. Este estudo pretende avaliar aspectos do programa relacionados à inserção acadêmica e às condições de sobrevivência dos alunos, na opinião dos estudantes estrangeiros matriculados nos cursos de graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 2015. Desta forma, para levantar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ambiente universitário e no país, foi construído um questionário, com questões fechadas e abertas, para medir a satisfação dos estudantes nos seguintes aspectos: ações anteriores à vinda ao Brasil; questões ligadas ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros; recebimento de bolsas, apoio e dificuldades acadêmicas; relacionamento com os pares; adaptação ao país e assistência para sua permanência no programa. O estudo apontou para a satisfação dos estudantes nos pontos do programa em relação aos antecedentes no país de origem, em relação às condições acadêmicas na universidade e à permanência no país. Entretanto, foram considerados insatisfatórios os seguintes aspectos: o apoio do governo do país para ser estudante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, as condições de segurança no Brasil, o apoio para conseguir moradia, o apoio para obter visto de permanência e as condições de renovação do visto. A análise qualitativa trouxe explicações para as fragilidades do programa, expressas nas evidências de pouca ou nenhuma satisfação. Dentre as sugestões cabíveis, dado o resultado do estudo, recomenda-se que seja criada uma rede de comunicação formal para orientar e acompanhar os estudantes estrangeiros do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação na universidade em aspectos relacionados à sua sobrevivência no país e na universidade. Também se sugere que sejam oferecidos cursos de português voltados para estudantes oriundos de países de língua portuguesa, bem como desenvolver ações de estímulo à convivência e à integração entre os estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação e outros.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4699



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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