Avaliação do Programa de Capacitação Profissional: Foco na Meta

Maria Eny Leandro Picozzi, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar o Programa de Capacitação: Foco na Meta, implementado por quatro anos na unidade escolar Paraguai da 5ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. As duas questões avaliativas que nortearam a avaliação versaram sobre as mudanças na prática do profissional de educação e a contribuição para a melhoria do desempenho da unidade escolar provenientes da participação no programa. O estudo se justificou pelo fato de o programa ainda não ter sido formalmente avaliado, ser uma ação inovadora e uma iniciativa que mobilizou todos os atores da comunidade escolar em que foi desenvolvido. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada na administração, pela necessidade de tomada de decisões por parte dos gestores. Os instrumentos destinados aos participantes do estudo - equipe gestora, professores e funcionários - foram elaborados a partir do quadro de categorias, indicadores e itens pertinentes aos propósitos do programa. A análise dos dados quantitativos compreendeu os resultados das avaliações externas realizadas pelos alunos da escola e as respostas dos participantes aos questionários aplicados. Os dados qualitativos fazem referência a respostas dadas pelos participantes às questões abertas dos instrumentos aplicados e trouxeram esclarecimentos à avaliação do programa. O programa foi considerado relevante, de grande utilidade para as atividades pedagógicas da escola e trouxe conhecimento e satisfação aos participantes. O estudo destaca que a alta participação dos envolvidos no programa contribuiu de forma significativa para o aumento do desempenho dos alunos como evidenciado nas avaliações externas dos alunos e nos altos índices de desempenho alcançados, na rede municipal de ensino e no âmbito nacional. Os resultados do estudo avaliativo permitem apontar que o Programa de Capacitação poderá trazer contribuições a outras unidades escolares que desenvolvam programas similares e necessitem aprimorá-los, ou ainda que desejem adotar o Programa em sua versão original, servindo como referência de ação capacitadora bem-sucedida.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2016.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Lei n° 010172, de 9 de jan. de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, jan. 2001. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2016.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

CASTRO, Pedro Marcos Roma de; PORTO, Geciane Silveira. Avaliação de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: breves notas sobre a produção científica em periódicos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 74, p. 51-72, 2012.

ELLIOT, Ligia Gomes. Meta-avaliação: das abordagens ás possibilidades de aplicação. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, out./dez. 2011.

ELLIOT, Ligia Gomes; LEITE, Ligia Silva. Instrumento de validação técnica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 16 abr. 2015.

ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA – PAULO FREIRE. Quem somos. Rio de Janeiro: E/EPF, 2016. Disponível em: . Acesso em: 8 nov. 2016.

ESCOLA MUNICIPAL PARAGUAI. Projeto Político Pedagógico. Rio de Janeiro: Escola Municipal Paraguai, 2012a; 2014a.

______. Regimento Escolar Interno. Rio de Janeiro: Escola Municipal Paraguai, 2012b, 2014b.

______. Livro Ata de Capacitação. Rio de Janeiro: Escola Paraguai, 2013; 2015.

______. Programa de Capacitação Profissional Foco na Meta. Rio de Janeiro: Escola Municipal Paraguai, 2016.

______. Projeto Político Pedagógico. Rio de Janeiro: Escola Municipal Paraguai, 2015; 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2017.

KLEIN, R. Testes de rendimento escolar. In: SOUZA, A. M. (Org). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Sobre confiabilidade e validade. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, São Paulo, v. 8, n. 20, p. 1-12, jan./abril, 2006.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

NÓVOA, António. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: NÓVOA António. (Org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991.

ORLANDO FILHO, Ovidio. Gestão Escolar e Avaliação: um modelo de avaliação externa da gestão escolar das Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro – Brasil, 2014. Tese, 538 f. (Doutorado em Ciências da Educação). Braga, Portugal: Universidade do Minho; Instituto de Educação, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 49.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

PENNA FIRME, Thereza. Os Avanços da Avaliação no Século XXI. Rev. Elet. Educação Geográfica em Foco, ano 1, n. 1, jan./jul., 2017.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Resolução SME n. 1.074, de 14 de abril de 2010. Dispõe sobre o Regimento Escolar Básico do Ensino Fundamental da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SME-RJ, 2010.

______. Conheça a Secretaria. Rio de Janeiro: SME-RJ, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2017.

______. Decreto Rio n. 40399, de 22 de julho de 2015. Consolida as legislações pertinentes às premiações a serem concedidas aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, na forma que menciona e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2015.

SILVA, Itamar. Avaliação, reflexão e pesquisa na formação inicial de professores/as. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 151-167, mar. 2009.

VELHO, G. Observando o Familiar. In: VELHO, G. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

VYGOTSKY, Lev S. Formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4698



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.