Plano de Formação de Educadores como possibilidade de potencialização da prática docente: uma avaliação

Marcia Chaves Memére, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar o Plano de Formação dos Educadores dos Colégios da Companhia de Santa Teresa de Jesus, verificando sua congruência com o referencial teórico proposto pelo Marco Referencial das Escolas Teresianas. Pretendeu ser uma ação no sentido de oferecer subsídios que contribuíssem para o aperfeiçoamento e a melhoria do Plano de Formação dos Educadores Teresianos. Para tanto, foi formulada uma proposta de avaliação que articulou a participação de todos os envolvidos: os professores, protagonistas-sujeitos da ação formativa; o processo formativo; o plano de formação com seus objetivos, temas e metodologia; e ainda as demandas explicitadas no documento Marco Referencial de Educação das Escolas Teresianas. A abordagem de avaliação centrada nos participantes, em que a participação aparece como elemento central, foi adotada pelo estudo, de natureza predominantemente qualitativa. Para a coleta de dados, foram aplicados dois questionários, um para os especialistas de educação e outro para os professores. Os resultados da avaliação foram apresentados a partir da triangulação das respostas dadas pelos professores e especialistas de educação, correspondendo-as e articulando as evidências coletadas de suas percepções com o Marco Referencial e com o Plano de Formação. Os resultados indicaram que o Plano de Formação dos Educadores Teresianos demonstra estar congruente com a quase totalidade do referencial teórico proposto pelo Marco Referencial das Escolas Teresianas, indo ao encontro de possíveis resultados que garantam à escola práticas que conduzam a um processo educativo atualizado e coerente. Além disso, o plano de formação demonstra ser potencialmente capaz de implementar novas práticas e condutas, encontrando-se evidentes indicadores de relevância e mérito no seu planejamento e no encaminhamento do desenvolvimento do trabalho.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4696



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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