Programa Esporte e Lazer como Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Leandro da Silva Fernandes, Ovidio Orlando Filho

Resumo


O presente estudo avaliativo teve por objetivo avaliar o Programa Esporte e Lazer como parte integrante da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A permanência estudantil sempre foi um tema de grande interesse por parte de estudiosos, em todos os níveis da oferta de ensino no Brasil. No campo legal, tanto a Constituição do país quanto diferentes instrumentos legais disciplinam amplamente sobre o assunto. O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) se constitui como marco regulatório das questões de permanência no bojo das Instituições Federais de Ensino Superior, de forma a assumir a assistência estudantil como política pública. Dentre as diferentes áreas estratégicas de atuação concebidas no PNAES, tem-se o esporte. O estudo, em seus procedimentos metodológicos, utilizou a abordagem centrada nos participantes. Foram aplicados questionários aos discentes beneficiados pelas atividades e aos discentes que atuam como monitores nas atividades desenvolvidas durante o segundo semestre de 2019. Realizou-se também entrevistas semiestruturadas com servidores da UFRJ que atuam como parceiros, dinamizando as condições necessárias para a implementação do Programa Esporte e Lazer em seus diferentes locais de funcionamento. Utilizou-se como critério de avaliação quatro dimensões com seus indicadores específicos: favorecimento do acesso às atividades físicas, esportivas e de lazer; atendimento das demandas discentes; contribuição para o bem-estar e/ou para a qualidade de vida; e resultado para a permanência estudantil. Os resultados obtidos mostraram que o Programa Esporte e Lazer favorece o acesso às atividades físicas, esportivas e de lazer pelo corpo discente da UFRJ, atendendo quanto aos fatores que envolvem o funcionamento do programa e às contribuições para o bem-estar e/ou para a melhoria da qualidade de vida de seus participantes. Entre as recomendações apresentadas, foi sugerido o fortalecimento dos laços do programa com outros programas, projetos, iniciativas dentro da própria UFRJ que dialoguem com a atenção integral do corpo discente, suscitando possibilidades de melhorias mútuas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4690



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.