Avaliação da percepção de professores em um Programa Corporativo de Educação Ambiental

José Lindomar Alves de Lima, Thereza Penna Firme

Resumo


Realizado na fase de concepção do Programa de Educação Ambiental da ThyssenKrupp CSA Siderúrgica do Atlântico, este estudo buscou avaliar a percepção de professores sobre temas relacionados às questões socioambientais antes de participarem da capacitação sobre o tema a ser oferecido pelo referido programa. Neste sentido, é uma avaliação de contexto como primeira etapa do modelo CIPP (STUFFLEBEAM, 1971 apud STUFFLEBEAM; SHINKFIELD, 1985) que precede etapas posteriores da avaliação de insumo, processo e produto.  Tal abordagem visa colaborar com o processo de inserção da educação ambiental na escola e gera outras questões e estudos.  A questão avaliativa norteadora do presente estudo se refere à percepção do educador sobre a temática, em especial a educação ambiental e como é utilizada no cotidiano escolar. O instrumento para avaliar a percepção de 189 professores de 14 escolas públicas dos municípios de Itaguaí e Rio de Janeiro foi um questionário composto por 29 questões. A avaliação aponta que a maioria dos participantes já ouviu falar da empresa, mas de forma indireta, desconhecendo, assim, suas ações socioambientais. Os resultados revelaram ainda que professores, de uma maneira geral, percebem a importância da educação ambiental e demonstraram interesse em participar de atividades relacionadas à temática socioambiental. Os educadores, em sua maioria, manifestaram desejo de formar parceria entre escola e empresa, visando, principalmente, suporte técnico e pedagógico.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4688



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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