Avaliação da percepção de professores em um Programa Corporativo de Educação Ambiental
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Dora. Oportunidades perdidas para aplicação efetiva de educação ambiental nas empresas. In: PEDRINI, A. G. (Org.). Educação ambiental empresarial no Brasil. São Carlos: RiMa, 2008.
BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário oficial [da] República, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2011.
DEL RIO, Vicente. Cidade da mente: cidade real: percepção ambiental e revitalização na área portuária do Rio de Janeiro. In: DEL RIO, Vicente; OLIVEIRA, Lívia (Orgs.). Percepção ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Universidade de São Carlos: Studio Nobel, 1996.
IBGE. Resultados do Censo 2010. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2011.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. A cortina de fumaça: o discurso empresarial verde e a ideologia da racionalidade econômica. 2. ed. São Paulo: Annablume, 1998.
LIMA, José Lindomar Alves et al. Caderno do dinamizador ambiental. Rio de Janeiro: Samarco Mineração, 2007.
______. Dinamizando a gestão ambiental. Rio de Janeiro: Petrobras, 2006.
MACEDO, Renato L. G. Percepção e conscientização ambientais. Lavras: UFLA; FAEPE, 2000.
OKAMOTO, Juan. Percepção ambiental e comportamento. São Paulo: Plêiade, 1996.
PEDRINI, Alexandre de Gusmão. Avaliação da educação ambiental empresarial brasileira: uma metodologia para aferir a qualidade. In: PEDRINI, Alexandre Gusmão (Org.). Educação ambiental empresarial no Brasil. São Carlos, SP: RiMa, 2008.
PEDRINI, Alexandre de Gusmão; LIMA, José Lindomar Alves; SÁNCHEZ, Celso. Educação ambiental e trabalhadores no contexto empresarial. In: SÉGUIN, Elida; FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin (Orgs.). Meio ambiente do trabalho. Rio de Janeiro: GZ Verde, 2010.
PELLICCIONE, Nina Beatriz Bastos; PEDRINI, Alexandre de Gusmão; KELECON, Alphonse. Educação ambiental empresarial: uma avaliação das práticas no sudeste brasileiro. In: PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação ambiental empresarial no Brasil. São Carlos, SP: RiMa, 2008.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4688
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.