Diretrizes para a avaliação de projetos culturais

Joelson Bernardes Albuquerque, Angela Carrancho da Silva

Resumo


O estudo focalizou a avaliação no campo da cultura no Brasil e da metodologia de construção de um instrumento de avaliação de projetos culturais (APC). Foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, foram abordados os estudos da avaliação e de projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, apontando as diretrizes para o juízo de valor, critérios, procedimentos e resultados. Na segunda, elaborou-se o APC e realizou-se à análise de categorias e indicadores de qualidade para formar o esquema da avaliação deste instrumento. Na terceira etapa, procedeu-se à validação preliminar do instrumento. Um painel composto por três especialistas em patrocínio cultural analisou o APC e verificou que, em todas as partes do instrumento, a maioria dos itens apresentou aplicabilidade quanto às características técnicas, tendo sido assim avaliado favoravelmente pelos especialistas. A seguir, procedeu-se a testagem do APC aplicando-o em um projeto cultural piloto aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Concluiu-se que o APC, ainda em fase experimental, apresentou validade de conteúdo, segundo a avaliação destes especialistas, e revelou qualidades de utilidade, viabilidade, ética e precisão, podendo ser aplicado à avaliação de projetos culturais. O instrumento apresentou capacidade para suprir parte da carência dos modelos subjetivos existentes no mercado, prover informações que possam instigar a rediscussão do sistema da avaliação por parte dos patrocinadores do segmento cultural e com o vigor de servir como parâmetro para a melhoria da práxis avaliativa de um projeto cultural neste segmento da economia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4686



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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