Exposição Energia & Vida e prática pedagógica: uma avaliação de mérito e impacto

Irany da Silva Murta, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O presente estudo objetivou avaliar o mérito da Exposição Energia & Vida e seu impacto nas práticas pedagógicas de professores da educação básica. Foi norteado por três questões avaliativas que buscaram conhecer com que objetivo o professor realizou a visita à exposição; em que medida esta visitação refletiu-se em sua prática pedagógica, e até que ponto o docente se mostrou receptivo a ela.  A avaliação, de cunho formativo, se utilizou da abordagem centrada nos participantes, segundo Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004). As categorias mérito e impacto, bem como suas dimensões e indicadores, foram estabelecidas a partir de estudos relacionados à visitação de alunos e professores a centros de ciência, e da consulta a stakeholders do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Espaço Ciência Interativa (ECI). Os dados levantados decorreram da realização de entrevistas junto a 30 professores e da aplicação de questionário a 16 mediadores.  A análise do material coletado apoiou-se, predominantemente, no método qualitativo e na técnica de análise de conteúdos. Os resultados evidenciaram que os professores visitantes visaram a objetivos pedagógicos e não, propriamente, objetivos didáticos. A exposição impactou a prática pedagógica do professorado, estimulando-o a articular os conteúdos vivenciados no evento com aqueles que integram o currículo escolar. Tal articulação se fez mediante o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas após a visitação. Por fim, a receptividade do professor ao evento ficou evidenciada pela sua motivação para retornar com novos grupos de alunos, aprofundar o estudo do tema e participar de programa de formação continuada, promovido pelo ECI. Dentre outras, a autora recomenda a intensificação da divulgação do evento e a disponibilização de materiais didáticos, que informem aos professores acerca dos conteúdos da exposição, favorecendo a articulação entre estes e os objetivos curriculares. A avaliação confirma o mérito da Exposição Energia & Vida e seu impacto nas práticas pedagógicas dos professores visitantes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4683



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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