A metodologia de avaliação econômica de projetos sociais da Fundação Itaú Social: um estudo meta-avaliativo

Hylisson Mataruna dos Santos, Ovidio Orlando Filho

Resumo


Este estudo teve por objetivo desenvolver uma meta-avaliação da metodologia de avaliação econômica de projetos sociais da Fundação Itaú Social, por meio da aplicação dos 30 padrões das cinco categorias (Utilidade, Exequibilidade, Adequação, Precisão e Responsabilização) adotadas pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. Assim, a estratégia utilizada foi a de meta-avaliar um relatório de avaliação de projeto social avaliado com a referida metodologia. Para a aplicação da metodologia do Joint Committee procurou-se contemplar um exemplo prático e sobre a dinâmica de uma avaliação e seus resultados. No caso, escolhe-se o “Projeto Mais” desenvolvido pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio de Janeiro. O desenvolvimento metodológico do estudo incluiu diversas etapas, tais como, uma busca referenciada sobre o contexto do terceiro setor no Brasil, a importância do investimento social privado para o terceiro setor, o estudo dos padrões de avaliação definidos pelo Joint Committee e a busca de um instrumento avaliativo que captasse as nuances da meta-avaliação planejada e sua adaptação à realidade do contexto da avaliação meta-avaliada. De acordo com os resultados apresentados, pode-se inferir que a avaliação da metodologia de avaliação econômica de projetos sociais da Fundação Itaú Social atendeu aos padrões, embora os mesmos fossem desconhecidos quando do planejamento da avaliação. Desta forma, concluiu-se que a metodologia avaliada se mostrou alinhada aos padrões do Joint Committee, porém necessitando de ajustes os quais foram descritos nas recomendações afim de contemplar e preencher algumas lacunas metodológicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4682



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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