Programas de Ações Afirmativas na UFRJ: estudo avaliativo sobre permanência e bolsas assistenciais

Heliane Fernandes da Rocha Santos, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O objetivo do presente estudo foi avaliar a integração acadêmica dos discentes beneficiados pelo Programa de Ações Afirmativas, ingressantes em 2011/1º, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O período foi escolhido porque nele ocorreram três modalidades de acesso, diferenciadas para os cursos de graduação, e existiam dados validados em quatro períodos letivos. As questões avaliativas buscaram conhecer e comparar a permanência entre os estudantes ingressantes por meio de vagas de ampla concorrência e os de cota social, e se os últimos foram absorvidos por outros programas de permanência, que permitissem sua inserção na comunidade acadêmica. A avaliação, de cunho formativo, se utilizou da abordagem centrada na administração, uma vez que o processo continua em implantação. A partir do banco de dados do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA/UFRJ), foi realizada a extração das situações acadêmicas dos discentes ingressantes, em 2011/1º, e o acompanhamento deste grupo durante o ciclo básico de graduação de 2011/1º a 2012/2º. Os resultados evidenciaram que os discentes da UFRJ, independente da modalidade de vaga de ingresso, têm comportamento de permanência similar. O Programa de Políticas de Ações Afirmativas revelou-se positivo no período estudado. As políticas de permanência, por meio de distribuição de bolsas, mantiveram os discentes na instituição. Foi considerado, ainda, que este período é pequeno para oferecer uma estabilidade ou migração do discente cotista para outra forma de auxílio financeiro, que lhe permita elevar a sua permanência na instituição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4681



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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