A aprendizagem de Libras na formação dos docentes: estudo avaliativo de um programa

Conceição Costa Leite Batalha, Maria Beatriz Gomes Bettencourt

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o programa da parte prática da disciplina LIBRAS, ministrada no curso de formação de professores do Instituto de Educação Rangel Pestana. O referido programa foi elaborado pela autora para complementar o currículo mínimo, instituído pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A avaliação destina-se a julgar até que ponto o programa é adequado ao desenvolvimento das competências em Língua Brasileira de Sinais necessárias à formação dos futuros docentes. Na dimensão metodológica, o estudo utilizou duas abordagens avaliativas, centrada em especialistas e centrada em participantes, com ênfase qualitativa. Os especialistas participantes têm currículo relevante no que respeita à sua experiência de ensino da disciplina LIBRAS, em cursos de formação de professores. Também participaram do estudo, como utilizadores, egressos e estudantes concluintes do curso de formação de professores. Os instrumentos utilizados foram dois roteiros de entrevista e um questionário.  Foram realizadas entrevistas a oito especialistas e cinco egressos, tendo sido aplicado um questionário a 143 concluintes do ano 2016, do IERP. A análise e discussão dos dados permitiu retirar conclusões que sustentam a adequação do programa e apontam os seus pontos fortes, suscetíveis de aprofundamento: trabalho da expressão facial e corporal, contato com pessoas surdas e utilização adequada de novas tecnologias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4677



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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