O laboratório de Ciências dos anos iniciais do Colégio Pedro II e suas contribuições: uma avaliação na perspectiva docente

Cláudia Benvenuto de Azevedo Lima, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar em que medida as atividades do laboratório de Ciências, dos anos iniciais do Colégio Pedro II, contribuem para auxiliar as práticas pedagógicas do docente de sala de aula regular. A consecução desse objetivo demandou, de início, uma revisão da história do ensino de ciências no Brasil e das teorias de aprendizagem que fundamentam as práticas educacionais desenvolvidas nos laboratórios de Ciências. Complementando essa revisão, foram destacados, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e do Projeto Político Pedagógico do Colégio Pedro II, os aspectos que sustentam as atividades de ensino neste espaço. Na dimensão metodológica, utilizou-se a abordagem avaliativa centrada nos participantes, envolvendo duas etapas básicas: a realização de um grupo focal e a aplicação de um questionário. Do grupo focal, integrado por quatro docentes com ampla experiência no ensino de ciências, foram extraídos, com apoio de um roteiro de perguntas, as categorias e os indicadores que subsidiaram a construção do Quadro de Critérios de Avaliação. Deste quadro, derivou-se o questionário aplicado às docentes de salas de aula regular. O instrumento, previamente validado por três especialistas, ofereceu, por meio de suas perguntas abertas, um conjunto significativo de informações que foram tabuladas e analisadas com orientações da técnica de análise de conteúdo. A análise dos dados, baseada no confronto dos indicadores formulados a partir das falas das professoras participantes do grupo focal com os indicadores levantados nas respostas do questionário, indica que os docentes de sala de aula regular, não apenas endossam, como até ampliam a visão da importância das atividades do laboratório de Ciências para as práticas pedagógicas das salas de aula convencionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4676



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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