Avaliação da Implementação da Lei Nº 10.639/03 em uma Escola Estadual do Rio de Janeiro

Zilene Oliveira Nascimento, Elaine Rodrigues Perdigão

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar a implementação da Lei nº 10.639/03, em uma escola estadual do Rio de Janeiro. O objeto do estudo centrou-se nas práticas pedagógicas de 34 agentes educacionais, diretamente articuladas ao processo de ensino-aprendizagem, que devem contemplar o que estabelece a Lei nº 10.639/03. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada nos objetivos, a qual possibilitou dimensionar as quatro categorias do Quadro de Critérios – Atribuição da Gestão, Atribuições da Coordenação Pedagógica, Atribuições dos Docentes e Atribuições da Animação Cultural, bem como os respectivos indicadores, selecionados com base nas diretrizes da Lei. Utilizou-se a triangulação de métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (observação de campo, entrevistas semiestruturadas e análise documental) como instrumentos avaliativos. Os resultados apontaram para uma avaliação parcialmente positiva. Entre os pontos positivos levantados estão aqueles relacionados às Atribuições dos Docentes e da Animação Cultural. Os pontos críticos da implementação da Lei incidiram sobre as categorias das Atribuições dos Gestores e da Coordenação Pedagógica, especialmente, no tocante aos indicadores que tratam da reformulação do Projeto Político Pedagógico e dos planos de curso das disciplinas, da realização de reuniões pedagógicas e capacitações para os agentes educacionais, bem como do provimento de acervo específico para a biblioteca. Recomendou-se que fossem realizados os ajustes e as adaptações necessárias nos itens que apresentaram vulnerabilidade às práticas das relações étnico-raciais e que fosse criado um grupo de estudos, dentro da unidade escolar, envolvendo docentes e alunos, com o compromisso de garantir o cumprimento pleno do que estabelece a Lei nº 10.639/03.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4675



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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