A Escolha do Livro Didático de Língua Portuguesa: uma avaliação a partir da Base Nacional Comum Curricular
Resumo
O presente estudo avaliativo objetivou construir e validar um instrumento de avaliação do livro didático – componente curricular Língua Portuguesa, tendo como respaldo competências definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O instrumento foi elaborado a partir de dez Competências Gerais, oito Competências Didático-Pedagógicas e dez Competências Específicas de Língua Portuguesa postuladas na BNCC, resultando em uma Lista de Verificação, composta por três questionários com itens e subitens. Agregada a esta Lista foram; feitas seis perguntas abertas, duas para cada questionário. Aderiu-se, neste trabalho, a abordagem avaliativa Centrada em Especialistas, visto que os respondentes do estudo são os docentes que atuam em sala de aula no Ensino Fundamental II, segundo segmento, todos eles conhecedores da BNCC. O instrumento foi validado por seis professores doutores: três especialistas na área de ensino, que se ocuparam do conteúdo e três especialistas em avaliação que fizeram a validação técnica. Todos ofereceram sugestões e observações relevantes para o aperfeiçoamento do instrumento. Após esta validação, a Lista de Verificação foi aplicada aos professores em dois momentos: o primeiro, na reunião bimestral, realizada na Secretaria de Educação de Piraí- RJ; e o segundo no dia da escolha do livro didático para a rede municipal, obtendo-se um total de 19 respondentes nas duas etapas do estudo. Como resultado final, concluiu-se que os professores concordaram com o instrumento apresentado. Espera-se que esta ferramenta possa ser útil a educadores interessados em melhorar mais ainda seu processo avaliativo do livro didático.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4674
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.