O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Cássia do Carmo Andrade Lisbôa, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O objetivo do presente estudo foi avaliar o alcance dos objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, descritos no Decreto nº 7.219/2010, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no período 2011-2013. A abordagem avaliativa, centrada em objetivos, favoreceu o propósito da avaliação. O questionário, construído e validado no estudo, constou de 20 itens e foi respondido por 32 bolsistas. Os resultados evidenciaram que, no âmbito da Instituição de Ensino Superior, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência alcançou todos os objetivos visados: incentivar a formação docente para educação básica, integrando este nível de ensino à educação superior; contribuir para valorização do magistério; elevar a qualidade da formação de professores; inserir os licenciandos na escola pública, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e contribuir para articulação entre teoria e prática. Dentre as recomendações, sugeriu-se uma formação específica, promovida pelo Programa, destinada aos supervisores, anterior ao início das atividades, bem como o desenvolvimento de ações voltadas aos licenciandos não bolsistas, visando ampliar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência nos cursos de licenciatura da IES.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4673



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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