O Projeto Realfabetização 2 no município do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AGUILAR, Maria José; ANDER-EGG, Ezequiel. Avaliação de serviços e programas sociais. Petrópolis: Vozes, 1994.
ARMAZÉM DE DADOS. PortalGeo: tabela nº 3152. Rio de Janeiro: Instituto Pereira Passos, 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 abr. 2015.
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; LOPES, Juliana Silva. A culpa é sua. Psicologia USP, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 53-73, 2006.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação).
BOMENY, Helena. Nova secretária municipal de Educação, Helena Bomeny enfrenta greve e não se deixa abater. O Globo, Rio de Janeiro, jun. 2014. Entrevista concedida a Fernanda Pontes. Disponível em: < nova-secretaria-municipal-deeducacao-helena-bomeny-enfrenta-greve-nao-se-deixa-abater-12679047>. Acesso em: 1 maio 2015.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Indicadores de programas: Guia Metodológico. Brasília, DF: MP, 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS: taxa de analfabetismo no Brasil. Brasília, DF, [2015]. Disponível em: . Acesso em: fev. 2015.
CAVALLIERI, Fernando; SIGAUD, Márcia. O Analfabetismo na cidade do Rio de Janeiro: 1991- 2000. Revista Coleção Estudos Cariocas, Rio de Janeiro, n. 20020801, ago. 2002. (Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos - Prefeitura do Rio de Janeiro). Disponível em: . Acesso em: 1 abr. 2015.
CHIANCA, Thomaz. Avaliando programas sociais: conceitos, princípios e práticas. In: CHIANCA, Thomaz; MARINO, Eduardo; SCHIESARI, Laura. (Org.). Desenvolvendo a cultura de avaliação em organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001.
DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 139-154, mar. 2002.
FERRARO, Alceu Ravanello. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009.
FERREIRO, Maria Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FONTANELLA, Bruno; CAMPOS, Claudinei; TURATO, Egberto. Coleta de dados na pesquisa clínico-qualitativa: uso de entrevistas não-dirigidas de questões abertas por profissionais da saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 14, n. 5, set./out. 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n5/pt_v14n5a25.pdf>. Acesso em: 1 maio 2015.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguaçu), Filipas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1987.
GLOBAL EDITORA. Fórmula da vitória. [São Paulo, 2015]. Disponível em: . Acesso em: 1 abr. 2015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Brasil). Uma análise das condições de vida da população brasileira 2014. Estudos e Pesquisas: Informação Demográfica e Socioeconômica, Rio de Janeiro, n. 34, 2014. Disponível em: . Acesso em: abr. 2015.
______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Brasil). Séries históricas e estatísticas. Brasília, DF: [2015?]. Disponível em: . Acesso em: 1 abr. 2015.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Quem Somos?. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2015.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Diretrizes gerais: fórmula da vitória. São Paulo: Global Editora, 2006.
______. Relatório de resultados 2013. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2013. Disponível em: < http://www.institutoayrtonsenna.org.br/wpcontent/uploads/2015/02/Relatorio-Institucional-2013.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015.
______. Notícias: Secretária de Educação do RJ destaca trabalho do Instituto Ayrton Senna. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2015.
MOREIRA, Daniel Augusto. Analfabetismo funcional: o mal nosso de cada dia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
MUCCI, André. Para um ensino de português multicultural: análise dos cadernos pedagógicos de língua portuguesa do 9º ano do município do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação do Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: . Acesso em: abr. 2015.
QUERIDO, Valéria. Entrevista I. Entrevista com Carina Gomes de Oliveira e Maria de Lourdes Sá Earp. Rio de Janeiro, 2014. 1 arquivo mp3 (ca.1h e 40 min.).
QUINTELA, Elis. Minorias: analfabetos. [S.l.]: Prezi, 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2014.
RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo funcional: Referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 60, dez. 1997. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2015.
RIOEDUCA.NET. Programas e ações. programa reforço escolar. São Paulo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2014.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. A cultura da repetência em escolas cariocas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 65, p. 613-632, out./dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2014.
______. Centro e periferia: um estudo sobre a sala de aula. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2014.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; HILDENBRAND, Lucí. Abordagem qualitativa: características e procedimentos básicos. In: SILVA, Angela Carrancho da. (Org.). Avaliação & pesquisa: conceitos e reflexões. 3. ed. Rio de Janeiro: Luminária, 2014.
SCHLEMMER, André; SCARIOT, Cristiele Adriana ; PADOVANI, Stephania. Avaliação e design: práticas e abordagens avaliativas no contexto do desenvolvimento em design. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-TECNOLOGIA: PRODUTOS, INFORMAÇÕES, AMBIENTE CONTRUÍDO, 15., 2012, Natal. Trabalhos apresentados... Natal: Academia, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2013.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. São Paulo: Autêntica: 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2015.
______. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, fev. 1985. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2015.
SOUZA, Carla. O Projeto Realfabetização no Município do Rio de Janeiro: a participação dos docentes da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) como avaliadores da política educacional. 2012. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2012.
SOUZA, Carla; CARNEIRO, Waldeck. Projeto realfabetização no município do rio de janeiro (2009-2010): análise da Política pública, pelos docentes da 7ª Coordenadoria regional de educação (CRE). Roteiro, Joaçaba, Edição Especial, p. 205-230. 2014.
WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Editora Gente, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4672
Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
Indexado em:
Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
EBSCO - Information Services
Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal
REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais
Scimago
SJR : Scientific Journal Rankings
Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.