O Projeto Realfabetização 2 no município do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Carina Gomes de Oliveira, Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar o Projeto Realfabetização 2 da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro destinado a alfabetizar alunos que chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental analfabetos. A avaliação foi orientada por três questões. A primeira buscou levantar concepções das professoras entrevistadas sobre a temática em questão: alfabetização e analfabetismo; a segunda focou os componentes do projeto; a terceira indagou até que ponto o objetivo do projeto é alcançado. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizada com 11 professoras do projeto, uma de cada Coordenadoria Regional de Educação. O estudo mostrou que as professoras têm experiências e concepções diversas sobre a temática. Os resultados da avaliação levaram a concluir que o objetivo do Realfabetização 2 está sendo alcançando em parte e que seus componentes apresentam pontos fortes e fracos, o que pode explicar esse resultado.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4672



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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