Seleção Pública no Magistério Superior: a avaliação do manual do concurso docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Resumo
Trata-se de um estudo avaliativo do Manual de Concurso Docente, no âmbito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. O Manual é um documento que contém as informações sobre o processo de seleção docente, visando instruir os servidores responsáveis pelas etapas de seleção e abertura para o concurso docente. O objetivo foi avaliar o referido Manual quanto à utilidade, adequação e precisão do documento, seguindo os padrões de avaliação desenvolvidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada na administração. Para a coleta de dados foram privilegiados instrumentos de base quantitativa e qualitativa, lista de verificação e entrevista semiestruturada, respectivamente. Os resultados permitiram concluir que, de modo geral, o Manual atende aos padrões de utilidade, adequação e precisão. Observou-se que, em particular, o padrão adequação foi o mais bem avaliado. Foram recomendadas sugestões de melhorias, a fim de oferecer à equipe de gestão da instituição subsídios para aprimoramento do Manual no que tange à padronização dos procedimentos para realização do concurso público docente.
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PDFReferências
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Principios Norteadores para o Avaliador
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Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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