Avaliação de mérito e impacto do empreendimento social Espaço Casa Viva da rede CCAP

Camila Mose Ferreira da Fonseca, Andreia Ferreira de Oliveira

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar os projetos sociais do empreendimento social Espaço Casa Viva da Rede Centro de Cooperação de Atividades Populares, no bairro de Manguinhos, Rio de Janeiro. A avaliação realizada foi de mérito e impacto, com o intuito de revelar se os projetos desenvolvidos possuíam mérito por meio de suas ações na opinião dos patrocinadores, colaboradores e educadores. Também foram avaliados quais os impactos dos projetos desenvolvidos pelo Espaço Casa Viva, na visão de seus beneficiários diretos. Os projetos avaliados foram a Oficina Portinari, a Escola de Música de Manguinhos e o Grupo Música na Calçada. Foram selecionados, por meio da revisão da literatura e da experiência da autora, sete indicadores para a avaliação de mérito e 13 para a avaliação de impacto. Foram construídos três instrumentos, escalas autoaplicáveis, destinadas aos patrocinadores, colaboradores/educadores e beneficiários. Os resultados obtidos apontaram que os projetos desenvolvidos são realizados com mérito por meio de suas ações e geram impactos positivos na vida de seus beneficiários diretos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4667



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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