Avaliação do Projeto Ação Rotary em Bom Jesus do Itabapoana

Bruno Borges do Carmo, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve por objetivo avaliar o Projeto Ação Rotary em Bom Jesus do Itabapoana, na região Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro. A avaliação proposta se caracterizou como uma avaliação de mérito e impacto, de modo a revelar se houve melhoria, ou não, na qualidade de vida das pessoas da comunidade beneficiada, que é objetivo do projeto. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, sendo um aplicado a 30 beneficiados pelo projeto e outro autoaplicável aos 11 profissionais que atuam no projeto. Os resultados do estudo levaram a concluir que o projeto está sendo desenvolvido com mérito através da qualidade de suas ações, alcançando impacto ao contribuir significativamente para melhorar a qualidade vida das pessoas da comunidade, através da adoção de cuidados corporais, prevenção de doenças e do melhor acesso para a população aos serviços de saúde. Observou-se também que todos os beneficiados e profissionais respondentes sentem uma enorme satisfação em participar das atividades, reconhecendo a importância de um projeto solidário e humanista para a sociedade.

Texto completo:

PDF

Referências


BELLO, José Luiz de Paiva. Instrumentos de coleta de dados. In: ______. Metodologia científica. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2010.

CASTRO, Flávio Brum. Rotary Club: construindo nosso sucesso. Rio de Janeiro: Cooperativa Ed. Brasil Rotário, 2007.

COHEN, Ernesto; FRANCO Rolando. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes, 1993.

CORDEIRO, Nádia. Relatório trimestral do Projeto Ação. Bom Jesus do Itabapoana, 2007. Mimeografado.

ELLIOT, Ligia Gomes. Aspectos do planejamento de avaliações. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2010.

JOINT COMMITTEE ON STANDARDS FOR EDUCATIONAL EVALUATION. The program evaluation standars: how to assess evaluations of educational programs. Thousands Oaks, CA: Sage, 1994.

MARINO, Eduardo. Manual de avaliação de projetos sociais. São Paulo: Saraiva: Instituto Ayrton Senna, 2003.

PENNA FIRME, Thereza. A avaliação apreciativa: uma visão desafiadora da realidade. Tapera, RS, [2007]. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2010.

PENNA FIRME, Thereza. Os avanços da avaliação no Século XXI. São Paulo, [2001]. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2010.

PENNA FIRME, Thereza; TIJIBOY, Juan Antonio; STONE, Vathsala Iyengar. Avaliação de programas sociais: como enfocar e como por em prática. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2007.

PEREIRA, Jorge. Relatório anual do RI e da Fundação Rotária de 2008-2009. Bom Jesus do Itabapoana, 2010a. Mimeografado.

PEREIRA, Jorge. Relatório trimestral do Projeto Ação. Bom Jesus do Itabapoana, 2010b. Mimeografado.

PINTO, Paulo Rossi. Rotary Brasil. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2010.

POGODA, Cristina Fedato; PIRES, João Teixeira; MORETTI, Telma. Avaliação de resultados de projetos e programas sociais. In: SEMINÁRIO DE ADMINISTARAÇÃO FEA-USP, 6., 2003, São Paulo. Trabalhos apresentados... São Paulo, 2003.

PROJETO Ação Rotary. Atendimentos em Bom Jesus do Itabapoana: Santa Terezinha. Bom Jesus do Itabapoana, 2007. Mimeografado.

ROTARY CLUB. Ata... [Bom Jesus do Itabapoana, RJ], 2007. Mimeografado. SANTOS, Edson Adriano. Fundação Rotária. Belo Horizonte: Ed. Impress Gráfica, 2008.

TANAKA, Oswaldo Y. T.; MELO, Cristina. Avaliação de programas de saúde do adolescente: um modo de fazer. São Paulo: Edusp, 2001.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de Programas: concepções e práticas. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4666



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.