O Plano Municipal de Acessibilidade da cidade de Niterói: um estudo avaliativo

Avaneide de Araújo Xavier, Ovidio Orlando Filho

Resumo


O objetivo deste estudo foi o de avaliar o Plano Municipal de Acessibilidade da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O plano foi idealizado para gerar melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que vivem, trabalham, estudam ou frequentam a referida cidade. O plano contempla oito eixos de ação social, no sentido de planejar ações para suas melhorias: transporte público, saúde, educação, cultura, estacionamentos, rampas e travessias, assistência social e habitação. Os procedimentos metodológicos eleitos para nortear o estudo encontram suporte na abordagem centrada em especialistas. As análises foram realizadas por cinco especialistas em acessibilidade moradores da cidade e conhecedores do conteúdo do objeto de estudo. Os resultados alcançados mostram que o plano, apesar de possuir boa qualidade, apresenta, ainda, alguns pontos a serem aprimorados. Assim, o plano foi julgado como tendo apenas atingindo parcialmente os objetivos nele propostos em termos da qualidade do que expõe em seu conteúdo. O estudo recomendou que o Plano Municipal de Acessibilidade passe por um processo de aprimoramento, no sentido de que a cidade de Niterói possa ter um melhor planejamento das ações voltadas para a melhorar a acessibilidade. O estudo recomendou ainda que o plano disponibilize informações mais completas das necessidades relacionadas aos bens físicos, financeiros e de recursos humanos necessários para o desenvolvimento das atividades nele previstas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4665



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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