Programa SESI cidadania: avaliação da avaliação de impacto

Ana Luiza de Abreu Esteves, Ligia Gomes Elliot

Resumo


Este estudo teve por objetivo desenvolver um processo meta-avaliativo da avaliação de impacto do programa SESI Cidadania: sua vida mudou?, elaborada pelo Sistema FIRJAN, à luz dos 30 padrões das cinco categorias (utilidade, exequibilidade, adequação, precisão e responsabilização) adotadas pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. O desenvolvimento metodológico da meta-avaliação incluiu diferentes etapas, como, por exemplo, o estudo dos padrões de avaliação definidos pelo Joint Committee e a condução de entrevistas com o gerente responsável pela área de avaliação da instituição. De acordo com os resultados apresentados, pode-se inferir que a avaliação de impacto do programa SESI Cidadania atendeu 24 padrões, embora tais padrões fossem desconhecidos quando do planejamento da avaliação. Desta forma, a avaliação de impacto demonstrou ser útil, realística, prudente e ética, registrando e revelando técnica e adequadamente as informações de julgamento de mérito e de impacto do programa, atendendo assim, às necessidades de informação dos stakeholders.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4663



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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