O Programa de Orientação e Integração de novos servidores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial: um estudo avaliativo

Ana Carolina Mendes Barbosa Teixeira, Ovidio Orlando Filho

Resumo


O presente estudo teve por finalidade avaliar o Programa de Orientação e Integração de novos servidores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O público-alvo foram os novos servidores, ingressantes no instituto por meio do concurso público realizado em 2012, participantes do programa ao longo dos três primeiros anos de trabalho na Autarquia. Trata-se, portanto, de um estudo avaliativo com abordagem centrada nos participantes, a partir de um olhar quantitativo e qualitativo. O estudo foi desenvolvido a partir da elaboração de um quadro de categorias e indicadores, tendo como base os objetivos do Programa de Orientação e Integração de novos servidores, que auxiliaram na construção dos instrumentos utilizados no estudo. Os dados foram coletados por meio da análise de questionários respondidos por servidores participantes do programa e de entrevistas realizadas com chefes do instituto. A avaliação teve como intuito propiciar conhecimento acerca da satisfação dos novos servidores com o Programa de Orientação e Integração, identificando os pontos fortes e aqueles a melhorar, de modo a contribuir para o aprimoramento dos processos de gestão de competências na Autarquia. No que concerne aos resultados, pode-se inferir que os servidores estão satisfeitos com o Programa de Orientação e Integração de novos servidores, mas indicaram diversos aspectos que podem ser melhorados, entre eles pode-se destacar a comunicação acerca das etapas do programa e a integração entre servidores de unidades diferentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSUMPÇÃO, Jairo José, CAMPOS, Lucila Maria de Souza. Avaliação de projetos sociais em ONGs da Grande Florianópolis: um estudo sobre modelos relacionados ao foco de atuação. Rev. Adm. Pública. Rio de Janeiro. v. 45, n. 1, p. 209-242, 2011. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2016.

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988.

BISQUERRA, Rafael. Métodos de investigación educativa: guía práctica. Barcelona: CEAC, 1989.

BOGDAN, Robert Charles, BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Tradução de Mateus S. Soares. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Decreto-lei nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a politica e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. [Diário Oficial da República Federativa], Brasília, DF, 24 fev. 2006a.

BRASIL. Lei nº 11. 355, de 19 de outubro de 2006. Dispõe sobre a criação da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho, do Plano de Carreiras e Cargos de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fiocruz, do Plano de Carreiras e Cargos do Inmetro, do Plano de Carreiras e Cargos do IBGE e do Plano de Carreiras e Cargos do INPI; (...) e dá outras providências. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 20 out. 2006b.

BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 19 abr. 1990.

BRASIL. Lei n° 5.648, de 11 de dezembro de 1970. Cria o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e dá outras providências. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 11 dez. 1970.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Portaria nº 114, de 9 de abril de 2015. Dispõe sobre o PROINS - Programa de Orientação e Integração de Novos Servidores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e dá outras providências. [Diário Oficial da União], Brasília, DF, 9 abr. 2015.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Gabinete do Ministro. Portaria nº 149, de 15 de maio de 2013. [Diário Oficial da União] 16 maio 2013. nº 93, seção 1, p. 86.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

______. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

COSTA, António Firmino. A pesquisa de terreno em sociologia. In: José. PINTO, Madureira; SILVA, Augusto Santos. (Org.). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento, 1986. p. 129-148.

ELLIOT, Ligia Gomes; HILDENBRAND, Lucí, BERENGER; Mercêdes Moreira. Questionário. In: ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

FLEURY, Maria Tereza Leme. O desvendar a cultura de uma organização: uma discussão metodológica: cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1990.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONTIJO, Cylmara Lacerda. Socialização, cultura e constituição do sujeito organizacional: um estudo de caso. Gestão e Conhecimento. [S. l.], v. 1, n. 1, mar./jun. 2005. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2015.

KERLINGER, Fred Nichols; LEE, Howard Bing. Foundations of behavioral research. 4. ed. Orlando: Harcourt College Publishers, 2000.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2001.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa; DALMAZO, Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.

MESSICK, Samuel. Validity. In: LINN, R. L. (ed.). Educational measurement. 3. ed. Phoenix: American Council on Education: Orix Press, 1993.

MORGAN, David. Focus group as qualitative research: qualitative research methods series. London: Sage Publications, 1997.

NASCIMENTO, Kiane Paola et al. Rotatividade nas organizações: as causas dos desligamentos voluntários em uma empresa de serviços de Juiz de Fora. Revistas das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Juiz de Fora, v. 3, n. 1, jan./jun. 2012.

PATTON, Michael Quinn. Utilization-focused evaluation. Newbury Park: Sage, 1986.

PERDIGÃO, João Gabriel de Lima et al. Avaliação dos aspectos da satisfação no trabalho na percepção dos colaboradores da Indústria Granfuji S/A em Campina Grande: PB. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 9., 2012, Resende. Anais... Resende: AEDB, 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.

RICHARDSON, Roberto. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROBBINS, Stephen Paul. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2002.

RUHE, Valerie; ZUMBO, Bruno D. Avaliação da educação a distância do e-learning. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Angela Carrancho da. Entrevista. In: ELLIOT, Ligia Gomes (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

TOCCHIO, Lélio Reinaldo. A correta integração de novos funcionários. RHevista RH: Integrar pessoas. ago. 2010. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2015.

VEIGA, Luciana, GONDIM; Sônia Maria Guedes. A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político. [S. l.]: Opinião Pública, 2001.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

VILARINHO, Lúcia. Instrumental de avaliação. 6 jan. a 27 abr. 2016. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2016. Notas de aula.

WOODS, Peter. La escuela por dentro: la etnografía en la investigación educativa. Buenos Aires: Editorial Paidós, 1987.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Ed. Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4661



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.