Atuação do pesquisador/procurador educacional institucional no ensino superior: um estudo avaliativo

Gisele Souza do Amaral, Lígia Silva Leite

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a atuação do pesquisador/procurador educacional institucional no âmbito das Instituições de Ensino Superior. Devido ao ineditismo do tema houve dificuldade para identificar referencial teórico específico. Foram duas as abordagens escolhidas para o desenvolvimento deste estudo, que têm o intuito de fundamentar a metodologia adotada: a abordagem centrada em objetivos e a abordagem centrada em especialistas (WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004). As questões avaliativas formuladas para este estudo foram: 1) em que medida as atividades realizadas pelo pesquisador/procurador educacional institucional estão de acordo com a legislação?; 2) até que ponto a legislação norteia a realização das funções do pesquisador/procurador educacional institucional? O instrumento elaborado continha 78 questões, divididas em quatro blocos com questões fechadas, tendo por base a escala de Likert e questões abertas, ao final de cada bloco, para tentar extrair informações e opiniões. O grupo de respondentes foi abordado inicialmente para mapear se seria possível alcançar todas as regiões do país e 80 profissionais se manifestaram. O instrumento foi validado por duas especialistas em avaliação, da Faculdade Cesgranrio, e três especialistas em conteúdo. Após alguns ajustes, foi enviado aos participantes utilizando a ferramenta Google Forms, com o intuito de ter celeridade no processo de envio e recebimento de respostas. No segundo momento, o link com o instrumento foi enviado de maneira eletrônica, utilizando o e-mail e o WhatsApp para 333 profissionais que tiveram sete dias para responder. Ao final deste prazo, foram totalizados 151 retornos. Com a conclusão desta avaliação e a análise das respostas enviadas pelos participantes, foi possível responder as questões avaliativas propostas, percebendo que 42, do total de 65, questões fechadas foram respondidas por mais de 100, dos 151 respondentes com o padrão de resposta concordo plenamente. Também foi feito o registro de críticas destes profissionais com relação ao excesso de atos legais relacionados à estrutura e funcionamento das instituições de ensino superior, que fundamentam e orientam o trabalho do pesquisador/procurador educacional institucional e ao acúmulo de funções.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4657



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.