O Manual para a entrada de Dados de Monografias na Base Minerva: avaliação por catalogadores da UFRJ

Maria Luiza Cavalcanti Jardim, Lucí Mary Araújo Hildenbrand, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade técnica do Manual para a Entrada de Dados de Monografias na Base Minerva, utilizado por bibliotecários catalogadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O estudo foi conduzido a partir da abordagem centrada nos consumidores. Padrões das categorias de utilidade, adequação e precisão do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation foram consultados e adaptados de modo a subsidiar a construção do instrumento de avaliação. Com 19 itens, o instrumento teve validade técnica atribuída por especialista em Avaliação, e de conteúdo, por duas bibliotecárias da UFRJ. O instrumento foi enviado eletronicamente aos catalogadores, obtendo-se a devolução de 50. Os resultados da avaliação mostram o atendimento do Manual aos padrões de utilidade, que obteve o melhor desempenho, e de precisão, cujo atendimento foi o mais alto e equilibrado no estudo. Quanto aos padrões de adequação, apenas metade deles foi atendido. A avaliação mostra que o Manual, dadas as suas qualidades técnicas, cumpre a função de nortear as atividades de catalogação da Instituição. Recomenda, ainda, melhorias no tocante a diversidade da exemplificação e a abrangência das informações apresentadas, considerando-se as especificidades dos itens do acervo e a experiência profissional dos catalogadores.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4650



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.