Avaliação da qualidade do instrumento de avaliação de desempenho de educadores em saúde do Consórcio Brasileiro de Acreditação

Rima Farah, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o formulário avaliação de desempenho educador, utilizado pela coordenação de educação do Consórcio Brasileiro de Acreditação, tendo em vista a capacitação de educadores em saúde. Em termos metodológicos, a avaliação, de natureza somativa, fundamentou-se nos pressupostos da abordagem centrada nos consumidores. Padrões de avaliação, das categorias de utilidade, adequação e precisão, foram adaptados e validados por especialistas, subsidiando a construção de questionário consoante ao objetivo do estudo. Com 16 questões mistas, o questionário foi validado, por especialistas em Instrumentos de Medida e Avaliação. Na aplicação, o instrumento foi enviado por meio eletrônico a 32 educadores em saúde, obtendo-se devolução de 17. Os dados quantitativos foram analisados e os dados qualitativos foram interpretados por técnicas de análise de conteúdo propostas por Mayring (2004). No tocante ao atendimento à categoria utilidade, o formulário atendeu integralmente ao padrão informação relevante. Os padrões atenção ao educador, propósitos comunicados, e explicitação de saberes, fazeres e posturas foram parcialmente atendidos, enquanto o padrão processos e produtos significativos não foi atendido. O formulário atendeu parcialmente o único padrão da categoria adequação considerado no estudo: natureza da informação. Em relação à categoria precisão, o formulário atendeu o padrão comunicação, atendeu parcialmente o padrão informação fidedigna e não atendeu ao padrão informação válida. Dentre as recomendações destaca-se a importância de a Instituição formadora dar continuidade ao processo de avaliação deflagrado por este estudo, tendo em vista a importância da avaliação de desempenho do educador frente aos processos de formação pessoal, técnica, normativa e ao aprimoramento institucional.

Texto completo:

PDF

Referências


BERGAMINI, Cecília Whitaker; BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BRASIL. Portaria nº 529 de 1 de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 abr. 2013a.

______. Resolução nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 143, 26 jul. 2013b. Seção 1, p. 32.

CONSÓRCIO BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO. Guia de Orientação para Consultores: educação e preparação para Acreditação. 1. ed. Rio de Janeiro: CBA, 2010.

______. Manual do Sistema de Gestão: visão, missão e valores do CBA. Rio de Janeiro: CBA, 2011.

______. Procedimento organização e arquivamento de documentos utilizados pela CEDUC. Rio de Janeiro: CBA, 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

ELLIOT, Lígia Gomes. Definição e finalidade. In: ______ (Org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012.

ELLIOT, Lígia Gomes; HILDENBRAND, Lucí; BERENGER, Mercêdes Moreira. Questionário. In: ELLIOT, Lígia Gomes (org.). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

JOINT COMMISSION INTERNATIONAL. Padrões de Acreditação da Joint Commission International para hospitais. 4. ed. Rio de Janeiro: CBA, 2010.

JOINT COMMITTEE ON STANDARDS FOR EDUCATIONAL EVALUATION. The program evaluation standards: a guide for evaluators and evaluations users. Los Angeles, CA: Sage, 2011. Parte 1: Padrões de Utilidade. Tradução Neuza Capelo; revisão técnica: Ligia Gomes Elliot.

MAYRING, Philipp. Qualitative content analysis. Forum: qualitative social research, [S.l.], v. 1, n. 2, jun. 2000. Disponível em: < http://www.qualitativeresearch.net/index.php/fqs/article/view/1089/2385%3E>. Acesso em: 29 mar. 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

NORONHA, José Carvalho de; SANTOS, Maria Manuela Pinto Carneiro Alves dos; COSTA JÚNIOR, Heleno. O Reconhecimento da Qualidade na Saúde. In: VILAR, Josier Marques (Org). Governança corporativa em saúde: uma receita de qualidade para as empresas do setor. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

PENNA FIRME, Thereza. Avaliação: tendências e tendenciosidades, Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, jan./mar. 1994, p. 5-12.

QUELHAS, Filipe de Castro. Responsabilidade social corporativa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 6., 2010, Niterói. Anais... Niterói, RJ: CNEG, 2010.

SELLTIZ, Claire; WRIGHTSMAN, Lawrence Samuel; COOK, Stuart Wellford; KIDDER, Louise H. (Org.). Métodos de pesquisa nas relações sociais: medidas na pesquisa social. 2 ed. São Paulo: EPU, 1987. v. 2.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

SHIGNOV NETO, Alexandre; GOMES, Renata Messias; Reflexões sobre a avaliação de desempenho: uma breve análise do sistema tradicional e das novas propostas. Revista eletrônica de ciência administrativa, Paraná, v. 1, n. 1, maio, 2003. Disponível em:. Acesso em: 25 mar. 2014.

VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4647



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.