Proposta de Estatuto do Concurso Público Fluminense: um estudo avaliativo

Luiz Fernando Sampaio Caldeira, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar se as propostas contidas no Estatuto do Concurso Público Fluminense, elaboradas pela Comissão de Defesa da Acessibilidade Pública da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), atendem ou não às necessidades dos concurseiros e da Administração Pública. Esse Estatuto tem como foco regulamentar os concursos públicos no Estado do Rio de Janeiro, normatizando direitos e deveres daqueles que prestam provas para ingresso no setor público, bem como aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção para ingresso de novos servidores e empregados públicos. Para realizar essa avaliação, foi utilizada uma abordagem Centrada nos Objetivos, já que as informações obtidas por meio dela poderão ser utilizadas para se reformular as metas de uma atividade ou a atividade em si. Baseando-se em decretos federais e em leis de outros estados que já regulamentaram seus concursos, bem como em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, foram elaboradas cinco categorias (Transparência, Cronograma, Limitações, Segurança e Ações Afirmativas) para avaliar o nível de aceitação das propostas contidas no Estatuto do Concurso Público Fluminense junto aos dois públicos deste estudo. Em seguida, foi elaborado um questionário do tipo misto, composto por 39 questões fechadas, em uma escala do tipo Likert, seguidas de espaços para comentários livres, que foi aplicado aos concurseiros e aos gestores públicos. Os resultados revelaram que, de um modo geral, as regras de concursos elaboradas pela Comissão de Defesa da Acessibilidade Pública da OAB-RJ atendem às necessidades desses dois grupos. Percebeu-se que em apenas quatro propostas houve discordância. Destaca-se ainda que somente uma questão, a que estabelece cotas para candidatos transgêneros, obteve um baixo índice de aceitação por ambos os atores deste estudo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4645



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.