Curso Portal do Futuro: um estudo avaliativo do Manual do Estudante
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o Manual do Estudante utilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, Departamento Regional do Rio de Janeiro no módulo 1 do curso Portal do Futuro (ser pessoa, ser cidadão, ser profissional) nos três eixos que se integram para preparar o jovem para o mundo do trabalho. Para tanto, foi elaborada uma questão avaliativa: em que medida os estudantes percebem que as atividades propostas no Manual do Estudante estão adequadas ao desenvolvimento das competências previstas no Projeto Pedagógico do Curso? A abordagem avaliativa do estudo é a centrada nos consumidores e os respondentes do estudo avaliativo foram estudantes dos 17 grupos ofertados em 15 Unidades Operativas do Senac. A partir da definição dos participantes foram construídas as categorias avaliativas, indicadores e padrões de julgamento com base nos projetos pedagógicos do curso e no Manual do Estudante. Destes resultou o instrumento de avaliação, um questionário com questões fechadas e abertas. O instrumento foi validado, reformulado e aplicado aos participantes, oferecendo as respostas do estudo. Os questionários foram aplicados usando a ferramenta formulários do Google Forms no período de novembro a dezembro de 2018. Os dados foram tratados e os resultados do estudo avaliativo levaram a concluir que o Manual do Estudante, segundo a percepção dos respondentes, atende ao princípio de desenvolvimento de competência previsto no Projeto Pedagógico do Curso e possui qualidade. O estudo permitiu apresentar sugestões no sentido de aperfeiçoamento do manual e seus documentos de referência.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4641
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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