Aperfeiçoamento de instrumento de avaliação de desempenho de estagiários: um estudo avaliativo

Regina Márcia Rocha Lidington, Lígia Silva Leite

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar o instrumento destinado à avaliação do desempenho dos estagiários da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), de modo a fornecer informações que possibilitem torná-lo sensível e claro, portanto capaz de oferecer efetivo feedback ao estagiário. Tal formulário, denominado Avaliação do Estágio pelo Supervisor, é um dos anexos à Instrução Normativa que rege o assunto Concessão de Estágios, na CNEN. Ele se propõe a avaliar o estagiário em nove aspectos. São eles: conhecimentos teóricos; rendimento na aprendizagem; motivação; iniciativa/desembaraço; responsabilidade; disciplina; capacidade de comunicação; estabilidade emocional e cooperação; no entanto apresenta-se frágil à medida em que não estabelece objetivamente, um significado/padrão para cada conceito possível de ser atribuído ao estagiário. São os seguintes os conceitos/indicadores: E (excelente); MB (muito bom); B (bom); R (regular); I (insuficiente), dando assim, margem a uma avaliação permeada pela subjetividade e tendenciosidade. O processo de avaliação do instrumento consistiu na busca de padrões passíveis de serem atribuídos a esses conceitos/indicadores nele elencados. Para a realização do estudo, inicialmente foram consultados três instrumentos de avaliação de estagiários de instituições de naturezas diversas, federal, estadual e privada, que, de forma comparativa, foram capazes de fornecer elementos de semelhança e diferença, que asseguraram parâmetros ao desenvolvimento deste estudo. Em um segundo momento, foram convidados a participar os três grupos diretamente interessados: orientadores/supervisores de estágio; profissionais de Recursos Humanos atuantes no gerenciamento dos estágios na CNEN e ex-estagiários. Para a realização da avaliação foi construído um questionário que, após validado por uma comissão composta por três juízes, considerou-o adequado à aplicação em campo, em sua terceira versão. Nele, foram transcritos os nove aspectos constantes no formulário Avaliação do Estágio pelo Supervisor com as suas respectivas definições, sendo criados padrões para cada um dos conceitos/indicadores pré-existentes. O processo de coleta de dados consistiu em obter de cada respondente, a sua concordância ou não com os padrões criados, justificando a resposta e, em caso de discordância, sugerindo melhor redação. As respostas obtidas foram analisadas, uma a uma, com base em nove critérios estabelecidos pela autora do estudo, de modo a categorizá-las como passíveis ou não de serem acatadas. Os resultados obtidos formaram um rol de sugestões em moldes descritivo e quantitativo, relacionados aos conceitos E; MB; B; R e I. Além da constatação da complexidade do estudo, concluiu-se que, considerando a riqueza que a abordagem qualitativa adotada foi capaz de oferecer, seria impróprio desconsiderar qualquer sugestão obtida. O estudo revelou também que, de acordo com os respondentes, apenas dois dos conceitos/indicadores (R e I) necessitam nova definição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4638



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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