Avaliação de cursos não formais on-line: adaptação e validação de instrumento

Patrícia da Silva Alves, Lucí Mary Araújo Hildenbrand, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo objetivou adaptar um instrumento avaliativo (instrumento de avaliação para os cursos a distância da Universidade da Força Aérea) e validá-lo para julgar cursos não formais on-line ofertados por organizações sociais. A abordagem selecionada foi a centrada em especialistas. As validações de conteúdo e técnica foram realizadas por especialistas em educação a distância/on-line e avaliação. Procedeu-se a adaptação do instrumento após estudarem-se as categorias e os indicadores que lhes deram fundamentação. Para fins de validação de conteúdo, as sete categorias avaliativas e os 26 indicadores originais foram apresentados aos especialistas, apreciados quanto aos atributos da pertinência e à adequação redacional e julgados pertinentes ao novo contexto avaliativo. Vinte oito itens também foram apreciados e validados quanto aos mesmos atributos. Outras adaptações incidiram sobre o título, a apresentação e as instruções de resposta, sendo acrescidas à versão adaptada as informações complementares. As observações e sugestões apresentadas pelos especialistas julgadas pertinentes foram acolhidas à versão adaptada do instrumento, que, ao final, foi nomeado como instrumento de avaliação para cursos não formais on-line – versão adaptada e constou de 28 itens e de orientações para aplicadores visando a sua utilização. As principais recomendações do estudo incluem a pré-testagem junto a profissionais responsáveis por cursos não formais on-line, a revisão periódica do instrumento (em função da evolução tecnológica pela qual passam os cursos) e nova adaptação considerando o ensino híbrido.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4636



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.