A validação de um instrumento para avaliação do Projeto de Extensão CLAC da Faculdade de Letras da UFRJ

Mônica Marques de Oliveira, Andreia Ferreira de Oliveira

Resumo


O presente estudo avaliativo teve por objetivo validar o instrumento de avaliação utilizado no projeto dos cursos de Línguas Abertos à Comunidade, o CLAC da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foram adotadas duas abordagens avaliativas: a primeira centrada em especialistas e a segunda, centrada em consumidores. O quadro de critérios para julgamento foi construído com a finalidade de propiciar uma análise fidedigna por parte dos especialistas de modo que possibilitasse a avaliação do instrumento. Levou-se em consideração a apresentação, o título e as instruções, em seguida manteve-se a divisão do instrumento em seis blocos, a saber: dados de identificação, avaliação de infraestrutura, avaliação do monitor (a), autoavaliação e outras informações. Para cumprir estas etapas foram feitas duas validações, a validação técnica e a validação de conteúdo. Na primeira, dois especialistas técnicos avaliaram o instrumento conforme os seguintes critérios pré-determinados: clareza, ordenação, simplicidade, duplicidade e disposição da informação (layout). Na segunda validação, 17 especialistas de conteúdo utilizaram os critérios estabelecidos: relevância, precisão, suficiência, adequação, para avaliar o instrumento. Nos dois julgamentos, os especialistas chegaram à conclusão de que no instrumento existem mais pontos positivos do que negativos. Após terem sido realizadas as adequações necessárias, o instrumento original foi reformulado a fim de ser aplicado ao público-alvo do projeto. Foi, então, realizada uma pré-testagem com alunos selecionados de turmas de níveis finais de seus respectivos cursos de idiomas do projeto. Antecipadamente, foi enviado por e-mail, por meio do Google Forms, um link com o instrumento. Após a pré-testagem, analisou-se as sugestões dos alunos participantes e ajustou-se o instrumento, considerando as colocações/indicações possíveis de serem feitas, uma vez que houvesse pertinência com as perguntas. Foram realizadas quase todas as observações e indicações, para se adequar e melhorar o instrumento. As sugestões indicadas pelo grupo de stakeholders, originaram mais um ajuste no instrumento, com o intuito de atender as necessidades apontadas pelo público-alvo. A partir desta nova adequação, recomendou-se que o instrumento está apto a ser aplicado aos demais alunos do projeto. Como estratégias se incluem: a divulgação e o esclarecimento da importância do processo avaliativo e da participação efetiva dos grupos envolvidos, principalmente, aqueles a quem se destina esta prestação de serviços e ainda o reforço da necessidade da aprendizagem por meio da troca de experiências entre todos os grupos – professores-orientadores, monitores de idiomas e alunos – nos demais eventos do CLAC.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4634



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.