Estudo Avaliativo sobre Conteúdo de Correção Gramatical em Livro de Língua Portuguesa

Cristiano Santos Pimentel, Lucí Mary Araújo Hildenbrand

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar a adequação pedagógica e de conteúdo da Unidade de Correção Gramatical, do livro Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação, utilizado no Pré-Militar Mercúrio, para o exame de acesso ao Curso de Formação de Oficiais Auxiliares da Armada e de Fuzileiros Navais. A abordagem centrada em especialistas foi a adotada, favorecendo a colaboração de cinco professores de Língua Portuguesa. O instrumento construído e validado, do ponto de vista da técnica e do conteúdo, foi uma lista de verificação, composta por 12 itens, com níveis de julgamento próprios que expressassem a opinião dos especialistas quanto à adequação pedagógica e de conteúdo de cada Capítulo. O Google Docs mediou o envio da lista de verificação aos especialistas, que também receberam pessoalmente cópias impressas e coloridas dos Capítulos avaliados. Os resultados revelaram que a Unidade Correção Gramatical atende a todos os critérios de adequação pedagógica estabelecidos na avaliação e que os critérios de adequação de conteúdo são atendidos pela maioria dos capítulos (Pontuação, Concordância Verbal e Nominal, Regência Verbal e Nominal, e Colocação Pronominal), excetuando se os de Ortografia e de Acentuação, no que tange, respectivamente, à clareza e à promoção da autonomia do aluno, que tiveram atendimento parcial.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4631



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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