A Avaliação do Guia de Creditação da Extensão Universitária na UFRJ
Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade técnica do Guia de Creditação da Extensão Universitária na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, tendo como propósito servir de orientação a professores, técnicos administrativos de nível superior, coordenadores de graduação e de extensão, no processo de implementação da creditação da extensão universitária. A abordagem avaliativa utilizada foi a centrada nos consumidores, contando com a participação de 19 respondentes ligados às coordenações de extensão. O instrumento avaliativo foi elaborado tomando por base os padrões das categorias de utilidade, adequação e precisão, do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, que foram analisados e adaptados, permitindo a construção de uma lista de verificação com 20 itens, sendo validada quanto à técnica e ao conteúdo por três especialistas em Avaliação. O formulário foi enviado por meio eletrônico às coordenações de extensão. Os resultados evidenciam o desempenho do instrumento com relação aos padrões, tendo por critério três níveis de julgamento: concordo, concordo parcialmente e discordo. As conclusões revelam o atendimento a cinco padrões: Produtos e processos significativos, Clareza textual, Qualidade e solidez das informações, Informações fidedignas e Gerenciamento das informações. Esse cenário aponta para a necessidade de ampliação da divulgação do Guia de Creditação e a preparação de nova edição com a participação dos usuários. Além disso, sugere a necessidade de treinamentos periódicos, bem como a preparação de um tutorial com o propósito de auxiliar na implementação das ações de extensão.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4630
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Principios Norteadores para o Avaliador
Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)
Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:
1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
5. Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.
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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.