Normas de Convivência do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro: o que dizem os alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental

Andréa Göpfert Garcia, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


O presente estudo teve como propósito avaliar as Normas de Convivência do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CAP-UFRJ, conjunto de regras criado em 2006, para nortear seus alunos. Ele dá seguimento a estudo feito anteriormente, em 2018, e pretendeu apresentar a visão das Normas sob o olhar dos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, fazendo um contraponto com as percepções dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, público-alvo do primeiro estudo. Procurou avaliar questões como a relação entre o cumprimento das Normas e o desempenho escolar dos alunos; o nível de concordância dos alunos com as Normas e o grau de relação entre as percepções dos alunos dos dois grupos estudados. Por meio de revisão bibliográfica, questões referentes às categorias avaliativas: Vestuário, Horário Escolar e Faltas Disciplinares puderam ser analisadas. O procedimento metodológico escolhido foi a Abordagem Centrada em Consumidores e o instrumento avaliativo utilizado, uma Lista de Verificação enviada aos participantes através do Google Forms, foi validado em sua parte técnica e de conteúdo por dois especialistas em avaliação, sendo as sugestões oferecidas acatadas pela autora. Por conta da pandemia do Covid-19, a aplicação da Lista de Verificação se deu através de e-mails enviados aos responsáveis dos alunos, objetivando garantir o consentimento para o estudo. Apesar de a faixa etária girar entre 13 e 14 anos, muitas respostas dadas às questões abertas trouxeram reflexões e contribuições significativas para a conclusão do estudo. Honra, respeito ao coletivo, determinação e responsabilidade são algumas das características dos alunos, inferidas pela autora durante todo o processo avaliativo. As Normas foram consideradas aceitáveis, porém, com críticas importantes. A autora recomenda que a direção do colégio crie um grupo de trabalho para discutir as mudanças e atualizações indicadas por integrantes dos segmentos Fundamental e Médio, necessárias para a modernização das Normas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4626



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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