A Avaliação Documental como Instrumento de Gestão: uma proposta para a CNEN/CGMI

Ana Cherker Gorender, Lígia Gomes Elliot, Luiz Cleber Gak

Resumo


O presente estudo destina-se a avaliar os documentos produzidos pelas atividades-fim de setor da administração pública federal brasileira, responsável pelo licenciamento do uso de fontes radioativas na indústria, medicina e pesquisa, assim como pela qualificação de profissionais que se responsabilizarão por este uso. Para tanto, são discutidos os impactos dos valores da pós-modernidade e dos efeitos da banalização da informática na teoria arquivística, visando estabelecer os padrões e critérios de valor a serem observados na elaboração de uma tabela de temporalidade, instrumento olhado como pilar de políticas de gestão documental. Como procedimentos metodológicos, foram trilhados os caminhos qualitativos e quantitativos que se complementaram. A estratégia metodológica qualitativa calcou-se na abordagem por especialistas, realizada através de entrevistas apoiadas em roteiro de questões abertas, objetivando identificar os valores secundários da documentação estudada. A quantitativa, além de utilizar entrevistas com roteiro composto por questões abertas, lançou mão também do preenchimento de planilhas proporcionando melhor compreensão do objeto estudado. Com os resultados obtidos nesta avaliação a autora discute o programa de digitalização a ser implantado no setor e propõe sugestões para otimização do fluxo documental e informacional, assim como para melhor aproveitamento do espaço físico do arquivo. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4625



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.