Avaliação do Código de Ética: direitos e deveres do corpo discente do Colégio Pedro II

Ana Maria Moreira Fragoso, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar o Código de Ética – Direito e Deveres do Corpo Discente do Colégio Pedro II frente ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A sua justificativa se baseia nos seguintes fatos: do Código de Ética ter sido aprovado no ano anterior à promulgação da lei que instituiu o ECA, das observações feitas pelos responsáveis em relação às penalidades sofridas pelos alunos e da frequente dúvida dos funcionários quanto a aplicação do Código de Ética. A metodologia adotada para a avaliação foi a abordagem centrada na opinião de especialistas. Foram selecionados especialistas em Educação do Colégio Pedro II – Campus Humaitá II e especialistas em Direito, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas – DEGASE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e um profissional da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Para obtenção dos dados foram empregados questionários estruturados, para cada grupo. Concluiu-se que apesar do Código de Ética Discente ter muita coerência com o ECA, precisa ser revisto para que o Colégio Pedro II não sofra sanções por sua aplicação.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4624



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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