Instrumento para avaliação de competências necessárias aos educadores online

Márcia Gonzalez das Chagas, Christina Marília Teixeira da Silva

Resumo


Os constantes avanços na área das Tecnologias de Informação e Comunicação ampliaram a necessidade de que o educador online domine as competências necessárias para a sua prática pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagem. No entanto, a autora do estudo vem observando que na instituição em que atua não são oferecidas capacitações para os educadores online que, em geral, não sabem utilizar as interfaces presentes no ambiente virtual. Assim, o objetivo do estudo foi elaborar e validar um instrumento para guiar a avaliação das competências necessárias aos educadores online, a fim de que as interfaces disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem possam ser utilizadas de forma a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. As questões que nortearam o estudo foram: (a) quais são as competências necessárias ao educador online a fim de que ele possa utilizar as diferentes interfaces disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem de forma a favorecer o processo de ensino-aprendizagem?; e (b) até que ponto o instrumento elaborado no estudo atinge a finalidade para a qual foi criado, ou seja, guiar a avaliação das competências necessárias aos educadores online? Os resultados do estudo indicaram que o educador online precisa dominar diversas competências gerais, bem como competências específicas das interfaces presentes nos ambientes, a saber fórum, e-mail e chat. Verificou-se, também, que o Instrumento proposto no estudo foi julgado adequado para guiar as avaliações das competências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4621



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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