Construção e validação de instrumento de avaliação para as aulas de Educação Física no Colégio Pedro II

Maria Inês de Almeida Pinto Reis, Glauco da Silva Aguiar

Resumo


Este estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento de avaliação para orientar os professores na avaliação dos alunos nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental do Campus Humaitá II, do Colégio Pedro II. Para o cumprimento dessa meta, a autora realizou um estudo aprofundado nos documentos oficiais que regem a proposta pedagógica do Colégio Pedro II, em especial a Base Nacional Comum Curricular de 2017 e o Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio Pedro II, de 2018. Dedicou-se à análise da literatura na área de Educação Física e Avaliação, devidamente referenciada neste trabalho, e contou com a colaboração de professores de Educação Física da própria instituição, que participaram de entrevista e grupo focal, instrumentos de coleta de dados de base qualitativa utilizados nesse estudo avaliativo. No percurso metodológico adotado considerou-se a abordagem avaliativa centrada em objetivos, com a perspectiva de verificar se os propósitos relacionados para as aulas de Educação Física foram alcançados e, ainda, propiciar que procedimentos empregados para se atingir esses propósitos possam ser revistos. O Instrumento foi submetido à validação técnica, realizada por três professores doutores, especialistas em Avaliação, da Faculdade Cesgranrio e, em seguida, a um painel de especialistas em Educação Física para a validação de conteúdos, considerando especialmente sua abrangência, pertinência e utilidade. Essas validações culminaram na implementação de ajustes em versões sucessivas do Instrumento até a consolidação da versão final. Os resultados obtidos indicam que o instrumento de avaliação elaborado possui a qualidade almejada, relevância e atende aos objetivos propostos, reunindo amplas condições de auxiliar os professores na avaliação dos alunos nas aulas de Educação Física.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4620



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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