Instrumentos de avaliação de aulas práticas na Escola Naval: avaliação e elaboração

Helena Amarante da Rosa, Ligia Gomes Elliot

Resumo


O presente estudo teve como finalidade avaliar e elaborar instrumentos de avaliação adequados à avaliação de aulas práticas na Escola Naval. Para tanto, foi desenvolvida uma avaliação participativa contando com os instrutores e professores que ali ministravam aulas práticas, além de seus coordenadores de área e da pedagoga encarregada do setor de avaliação. Essa abordagem foi empregada pelas possibilidades que proporciona, dentre as quais: obtenção de informações dos indivíduos que estão envolvidos diretamente nos processos avaliativos da Instituição, valorizando a função docente; e aplicação de diferentes procedimentos de coleta de dados, permitindo, assim, uma avaliação mais qualitativa. A partir da avaliação da ficha constante das Normas de Superintendência de Ensino da Escola Naval, tendo em vista as diferenças de procedimentos, materiais e equipamentos apontadas pelos participantes nas Categorias Estratégias de Ensino e Recursos Instrucionais, a principal conclusão foi à necessidade de elaborar duas fichas distintas, uma para avaliar as aulas práticas ministradas no Simulador Tático, Radar de Treinamento e a bordo dos Avisos de Instrução e outra para as aulas práticas conduzidas nos laboratórios de eletrônica, física, eletromecânica e informática.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Natália Morais Corrêa Borges de. Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

BRASIL. Lei nº. 11.279, de 9 de fevereiro de 2006. Dispõe sobre o ensino na Marinha. Casa Civil, Brasília, DF, 2006. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 1008.

ESCOLA NAVAL. Normas de Superintendência. Rio de Janeiro, 2007.

______. Programa de ensino. Rio de Janeiro, 2008.

CAVALIERI, Adriana; MACEDO-SOARES, Diana; THIOLLENT, Michel. Avaliando o desempenho da universidade. São Paulo: Loyola, 2004.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas de educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2007.

MARINHA DO BRASIL. Diretoria de Ensino da Marinha. Currículo da Escola Naval. Rio de Janeiro, 2008.

______. Diretoria de Ensino da Marinha. Manual de avaliação do Sistema de Ensino Naval: DEnsM-2001. Rio de Janeiro, 2005a.

______. Diretoria de Ensino da Marinha. Manual de avaliação do Sistema de Ensino Naval: DEnsM-2001, 1ª revisão. Rio de Janeiro, 2007.

______. Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha. Normas para os cursos e estágios do Sistema de Ensino Naval (SEN): DGPM-101, 4ª revisão. Rio de Janeiro, 2005b.

______. Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha. Normas para os cursos e estágios do Sistema de Ensino Naval (SEN): DGPM-101, 5ª revisão. Rio de Janeiro, 2006.

MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MÉNDEZ, Alvarez; JUAN, Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OLIVEIRA, Márcia Lourdes Alves de. Sistemática de avaliação de formação de marinheiros: uma proposta. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.

PENNA FIRME, Thereza. Os avanços da avaliação no século XXI. In: GOMES, Júlio César; SCHAFFEL, Sarita Léa (Org.). Avaliação: uma questão em aberto. Rio de Janeiro: CEP, 2008.

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional: teoria, planejamento, modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

WORTHEN, Blaine R.; SANDERS, James R.; FITZPATRICK, Jody L. Avaliação de programas: concepções e práticas. Tradução Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edusp: Gente, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4615



Direitos autorais 2023 Fundação Cesgranrio

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

Indexado em:

  1. Miguilim - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras

  2. DOAJ - Directory of Open Access Journals

  3. EBSCO - Information Services

  4. Edubase

  5. Google Scholar

  6. Latindex - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

  7. LivRe! - Portal do CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

  8. OEI - Organizacion de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)

  9. RCAAP - Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal

  10. REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

  11. Scopus - A maior base de dados de abstracts e citacao de literatura revisada por pares:periodicos cientificos, livros e anais

 

Scimago

SJR : Scientific Journal Rankings

SCImago Journal & Country Rank
  
  

Meta: Aval., Rio de Janeiro, ISSN 2175-2753.