Instrumento de avaliação das atividades escolares em EAD dos cursos do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias: construção e validação

Felipe Jorge Granero, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo teve por objetivo construir e validar um instrumento para avaliação das atividades escolares em EAD dos cursos do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, de forma a minimizar as deficiências existentes no processo de avaliação da EAD e aperfeiçoar seus cursos. Para construção do instrumento foi necessária a elaboração de categorias, indicadores e padrão de avaliação. Foi definido o seguinte percurso metodológico: revisão da literatura, que culminou na seleção de cinco trabalhos, utilizados como referência; definição da abordagem avaliativa, sendo adotada a abordagem centrada nos especialistas; e construção e validação das categorias e indicadores, do instrumento e do padrão de avaliação. Na validação aparente, realizada através das percepções da orientadora e do autor na fase inicial, foram elaboradas as primeiras versões dos materiais. A segunda validação (técnica), cujo olhar voltou-se à técnica de construção e ao atendimento à literatura especializada, foi realizada por duas especialistas em avaliação da Faculdade Cesgranrio, e culminou na implementação de ajustes e na consolidação das segundas versões dos materiais. A validação de conteúdo, que apurou a abrangência, clareza, pertinência e utilidade, foi realizada pelos profissionais que trabalham nos cursos do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, em dois grupos: gestores e docentes. Ao final, foi realizado um pré-teste com o instrumento, junto à uma amostra de alunos do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias que concluíram atividades escolares em EAD em 2019. Como resultado, foram elaboradas: sete categorias (discente, currículo e didática, Tecnologias de Informação e Comunicação, suporte técnico-acadêmico, corpo de tutores, coordenação do curso e satisfação global), subdivididas em indicadores específicos; um instrumento com 28 questões fechadas e duas abertas; e um padrão de avaliação com cinco faixas de pontuação (percentuais), com avaliações e recomendações. A utilização da literatura especializada, aliada aos bons índices obtidos nas validações, e a inexistência de críticas significativas permitiram a confirmação da qualidade do instrumento de avaliação e dos demais materiais elaborados, de forma a concluir que estes reúnem condições técnicas para a realização do processo avaliativo das atividades escolares em EAD do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4613



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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