A África, o Negro e os Afrodescendentes: uma proposta de avaliação da sua presença no livro didático
Resumo
O objetivo do presente estudo foi construir, validar e avaliar um instrumento – checklist - elaborado especificamente para avaliar o tratamento dispensado à História da África, dos negros, dos afro-descentes e assuntos correlatos, em livros do Ensino Fundamental. A construção do instrumento tomou por base as concepções e diretrizes emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Lei n. 10.639 / 2003 e do Programa Nacional do Livro Didático. A abordagem avaliativa do estudo fundamentou-se na ‘avaliação baseada em especialistas’. Participaram do estudo 14 especialistas, sendo três doutoras em educação às quais foi solicitada a validação do instrumento. Os demais, 11, todos professores de História com significativa experiência de magistério, atuaram como avaliadores do instrumento validado. Os resultados indicam que os avaliadores consideraram o número de perguntas do checklist suficiente para avaliar o tratamento em questão, inserido em qualquer livro ou material didático. No entanto, como esses sujeitos apresentaram um número elevado de sugestões para a construção de novas perguntas, a maior parte delas voltada para a aprendizagem de conteúdos específicos, admitiu-se que no processo avaliativo predominou uma outra lógica, a qual entende que pelo conteúdo específico se alcança o aspecto (valor) educacional. Esta lógica se explica pela formação dos avaliadores, calcada no ensino aprendizagem da História. Considerando que o checklist foi construído para identificar a presença do aspecto educacional (valor genérico) no tratamento de qualquer conteúdo, admite-se que seria válida outra avaliação do instrumento, a ser conduzida por especialistas licenciados em Pedagogia, com conhecimentos mais aprofundados em legislação, normas e diretrizes educacionais.
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Principios Norteadores para o Avaliador
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1. Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.
2. Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.
3. Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.
4. Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.
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