Projetos sociais rumo ao desenvolvimento sustentável: construção e validação de um instrumento

Erika de Azevedo Carvalho, Glauco Silva Aguiar

Resumo


Este estudo teve por objetivo construir e validar um instrumento capaz de avaliar o grau de comprometimento de responsáveis por projetos sociais no combate às causas da insustentabilidade. O suporte teórico para tratar desse tema foi amparado na metodologia do The Natural Step, em especial nas quatro condições sistêmicas por ela contemplada. O estudo utilizou duas abordagens avaliativas: centrada nos objetivos e centrada na administração, ambas nos termos propostos por Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004). O desenvolvimento do estudo avaliativo se deu em quatro etapas. Na primeira, realizou-se a revisão bibliográfica sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, sobre elaboração e implementação de projetos sociais e sobre o The Natural Step e sua metodologia. Na segunda etapa, definiu-se o tipo de instrumento a ser construído, uma lista de verificação, e, com base nas referências, as dimensões, categorias e indicadores, que deveriam constar no instrumento, atendendo aos requisitos técnicos para a construção desse tipo de instrumento. Na terceira etapa, foi elaborada a primeira versão da lista de verificação e, nas etapas seguintes, o instrumento foi submetido ao processo de validação técnica, por especialistas em Avaliação da Faculdade Cesgranrio, e ao processo de validação de conteúdo, por especialistas na área de sustentabilidade. Como principais resultados observados, a partir das respostas obtidas na validação de conteúdo, foi sugerido que a lista de verificação intensificasse a quarta condição ou o quarto princípio ditado pelo The Natural Step, por fazer alusão à autoestima e auto-respeito do indivíduo e seu poder de discernimento, decisão e atuação. Destacou-se também a importância dos atributos de liderança e inovação no cotidiano das pessoas no combate à insustentabilidade. Recomenda-se a utilização desse instrumento com a orientação de contribuir para o despertar da consciência sustentável em todos os envolvidos em projetos sociais e para estimular novos estudos para construção de novos instrumentos indutores dessa consciência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4610



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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