Construção de instrumento de autoavaliação das boas práticas de comunicação e de governança corporativa

Danielle Santoro Chein Chaia, Lígia Silva Leite

Resumo


Este estudo avaliativo teve como objetivo construir um instrumento de autoavaliação das boas práticas de comunicação e governança corporativa, com a finalidade de oferecer às empresas de capital fechado um instrumento de autoavaliação de suas práticas de comunicação com base na governança corporativa, conforme estabelece o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), referência neste segmento no país. O instrumento de autoavaliação do tipo lista de verificação (checklist) contém quatro categorias e 21 indicadores baseados nas boas práticas de comunicação e princípios de governança deste Instituto. A questão avaliativa que norteou o estudo foi: em que medida o instrumento de autoavaliação atende aos critérios de avaliação das boas práticas de comunicação nas empresas brasileiras de capital fechado, conforme estabelece o IBGC. Para realizar essa avaliação, foram utilizadas duas abordagens: a centrada nos objetivos, pois as informações obtidas podem ser usadas para reformular as metas de uma atividade, e a centrada nos especialistas, a qual possibilita a realização de uma autoavaliação crítica por profissionais da área. A validação deste instrumento teve duas etapas: a validação técnica, que contou com dois especialistas de metodologia de avaliação, e a de conteúdo, que envolveu três especialistas da área de governança e comunicação do mercado. As sugestões foram incorporadas na versão final do instrumento. Em seguida, o checklist foi submetido à validação de campo, sendo realizada uma pré-testagem com duas empresas de capital fechado de segmentos distintos. Os representantes das duas instituições mostraram-se satisfeitos com a autoavaliação realizada e reconheceram a importância da lista de verificação elaborada, pois serviu para identificar em quais aspectos precisam avançar para alcançar, de maneira satisfatória, as boas práticas de comunicação e governança estabelecidas pelo IBGC. Sendo assim, o resultado deste estudo revela que o instrumento elaborado possibilita que as empresas possam utilizar como uma forma de autoavaliação de suas práticas de comunicação e de governança corporativa, tendo por base o que estabelece o IBGC.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4607



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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