Elaboração e aplicação de instrumento para avaliar produto audiovisual na disciplina de História do Ensino Médio

Claudio Pinheiro de Seixas, Angela Carrancho da Silva

Resumo


Este estudo apresenta os resultados de uma avaliação cujo objetivo foi avaliar o filme Lutero, como ferramenta pedagógica para o ensino de História no Ensino Médio, a partir da elaboração e validação de um instrumento especialmente concebido com essa finalidade. A abordagem de avaliação escolhida foi a “Centrada em Especialistas”. Para a obtenção dos dados do estudo, foi aplicada uma ficha de avaliação de produtos audiovisuais (PAV) a um grupo de oito especialistas em História, com larga experiência no Ensino Médio. Os especialistas responderam ao instrumento que continha sete categorias e 46 indicadores. A análise dos dados quantitativos foi feita por meio de estatística descritiva, envolvendo a elaboração de tabelas, bem como o cálculo de medidas. Os resultados apontaram que, de forma geral, o filme Lutero atendeu de modo satisfatório a seis das sete categorias e a maioria dos indicadores. No estudo são feitas recomendações no sentido de aperfeiçoar o instrumento de avaliação de PAV, e a sua divulgação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v0i0.4605



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Principios Norteadores para o Avaliador

Guiding Principles for Evaluators American Evaluation Association (AEA)

Com o proposito de guiar o trabalho dos profissionais de avaliação e assegurar a etica de sua atuacao, a American Evaluation Association (AEA) - Associacao Profissional de Avaliadores - estabeleceu cinco principios norteadores aqui resumidos:

1.  Indagacao Sistematica, no que se refere à capacidade de coletar dados utilizando tecnicas apropriadas e comunicando metodos e abordagens com a devida transparencia para permitir acesso e critica.

2.  Competencia, no que se refere a demonstrar atuacao competente perante os envolvidos no processo avaliativo e desenvolver continuamente sua capacidade para alcancar o mais alto nivel de desempenho possivel.

3.  Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorcoes ou indevidas utilizacoes.

4.  Respeito pelas pessoas, no que se refere ao respeito pela seguranca, dignidade e auto-valorizacao dos envolvidos no processo avaliativo, atuando sempre com etica profissional, evitando riscos e prejuizos que possam afetar os participantes para assegurar, o melhor possivel, o respeito às diferencas e o direito social de retorno dos resultados, aos envolvidos.

5.  Responsabilidade pelo bem estar geral e público, no que se refere a levar em consideracao a diversidade de interesses e valores que possam estar relacionados ao público em geral,buscando responder nao somente às expectativas mais imediatas, mas tambem às implicacoes e repercussoes mais amplas e, nesse sentido, disseminar a informacao sempre que necessario.

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